11.4.19

JOÃO 8,51-59 - JESUS E ABRAÃO : REFLEXÃO DE ANINHA





O tempo que dedicamos aos estudos para a nossa formação intelectual, profissional, está impregnada em nossa memória; é toda nossa, e sempre que a usamos, ela é renovada e consolidada como conhecimento perene e que poderá ajudar, favorecer, outras pessoas... Mas, tal conhecimento deve estar sempre aberto e receptivo aos acontecimentos conjunturais para não perdermos as boas oportunidades que nos poderão advir de um novo evento, uma nova e melhor compreensão da realidade que estamos a vivenciar...

Jesus, como Davi, é da descendência de Abraão – Mt 1, e ao revelar aos judeus ser o Filho de Deus – Mt 3,16-17; 17,5, com a missão de estruturar a Nova Aliança Eterna em seu próprio sangue e assim fazer novas todas as coisas – 2Cor 5,17, lembra-lhes que Abraão exultou de alegria em ver o seu dia, mas não os convenceu, como nos narra João no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: “Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?”
                                            


Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.’ João 8,51-59.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque mesmo não tendo convivido com Jesus acreditamos em sua Palavra e somos felizes por isso – Jo 20,29! Graças Pai, pela fé vivenciada e testemunhada por nossos pais, que nos ensinaram ser Jesus Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para ouvir, acolher, guardar em nossa mente e em nosso coração a vossa Palavra e ajuda-nos, Pai, a compreende-la e discerni-la, vivenciá-la, testemunhá-la e anunciá-la aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós a ajuda-nos Mãe ‘a esperarmos a misericórdia de Deus, para que libertos dos nossos pecados, levemos uma vida santa a fim de merecermos a graça e nossos descendentes também, de sermos herdeiros das promessas do Pai’ contidas em sua Aliança de Amor – Gn 17,3-9! Amém!

Brasília-DF., 11 de abril de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário