24.4.19

LUCAS 24,13-35 - OS DISCÍPULOS DE EMAÚS : REFLEXÃO DE ANINHA




Quando crianças, aprendemos a rezar com os nossos pais ao nosso Bom Anjo da Guarda, e Jesus nos disse, que no céu, seremos como Anjos – Mt 22,30!

Da minha infância, tenho em minha mente a imagem de um Anjo grande que protege um menino e uma menina bem pequenos, atravessando uma ponte sobre um riacho... Com cerca de seis anos, morando em uma comunidade campestre, sozinha em casa, vivi a experiência de ter e ver ao meu lado, um Anjo do meu tamanho com veste azul e cabelos pretos cortados na altura do pescoço, e no rosto, na altura das sobrancelhas... Verdadeiramente, o Senhor sempre está e estará conosco, enviando-nos Anjos para fazer-nos companhia...

O evangelho de ontem, nos apresenta as figuras de dois Anjos no túmulo de Jesus, vistos por Maria Madalena que dialogam com ela. Logo depois, Jesus falou com ela, mas ela só o reconheceu depois que ele a chamou pelo nome – Jo 20,11-18.

Jesus Ressurreto, hoje com os discípulos a caminho de Emaús, foi como um Anjo Bom ao explicar, Tim-Tim por Tim-Tim para eles, a realização dos acontecimentos nas predições das Profecias, desde Moisés, e só depois então, se faz reconhecer por eles, como nos narra Lucas no Evangelho de hoje:

'Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho? ” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias? Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”. Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
                                                


Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando! ” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras? ” Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! ” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.' Lucas 24,13-35.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor e em Jesus Cristo, vosso Filho amado, uno com o Senhor – Mt 17,5; Jo 10,30! Graças Pai, porque tudo preparastes para estar conosco, sempre, enviando-nos Jesus para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria, inteligência, para discernir e compreender a vossa vontade em nossas vidas: "Fica conosco, Senhor"! Abre nossa mente, nossos olhos e ouvidos e o nosso coração para acolhermos Jesus e a sua palavra em todas as circunstâncias de nossas vidas, reconhecendo-o como nosso Senhor e nosso Deus – Jo 20,28, dando testemunho de sua presença em nossa vida e na vida dos nossos queridos, a fim de merecermos  as alegrias da vida eterna ! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ajuda-nos Mãe, a sermos caridosos e hospitaleiros para com todos que se aproximam de nós, acolhendo-os com amor... Amém!

Brasília-DF., 24 de abril de 2019
  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário