9.11.19

JOÃO 2,13-22 - A PURIFICAÇÃO DO TEMPLO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a festa da Dedicação da Basílica do Latrão – Catedral de Roma, construída por Constantino no tempo do Papa Silvestre I - 314-335, é considerada a mãe de todas as igrejas. O aniversário de sua dedicação, celebrado originariamente só em Roma, comemora-se em todas as comunidades de rito romano. Liturgia

Caríssimos, o zelo e o cuidado de Jesus para com o Templo de Jerusalém nos ensina como devemos nos comportar quando estivermos na Casa de Deus...

No cotidiano de nossas vidas, quando somos convidados para uma festa de casamento – por exemplo, nos é sugerido no Convite, um tipo de traje a ser por nós usado, e, o cerimonial, encaminha as pessoas aos seus lugares, previamente reservados, tendo por base o grau de parentesco e amizade...

Portanto, em todos os lugares onde se aglomeram pessoas para um evento, uma celebração, a nossa disciplina e postura devem estar condizentes com o que está sendo realizado, e, em especial: nós, como 'templos de Deus', comportemo-nos respeitosamente, na Casa, no Templo do Pai! 
                                        



'Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.' João 2,13-22

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho amado – Mt 17,5. Graças Pai, porque sabemos que ‘Jesus estava falando do Templo do seu corpo e quando ele ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele – Jo 2,21-11’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que edificais o vosso templo eterno com pedras vivas e escolhidas, difundi na vossa Igreja o Espírito que lhe destes, para que o vosso povo cresça sempre mais, construindo a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida, para que sejam acolhidos na glória celeste’ quando então, se assentarão à mesa do Senhor, no Reino dos Céus - Mt 8,11. Ajuda-nos, ó Mãe, a sermos construtores do amor do Pai no coração do mundo'. Amém!


Brasília-DF., 09 de novembro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário