12.11.19

LUCAS 17,7-10 - SOMOS SIMPLES SERVOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São Josafá – Bispo e Mártir. Nasceu na Ucrânia aproximadamente em 1580, de pais ortodoxos; aderiu à Igreja Rutena unida a Roma durante a juventude. Ingressou na Ordem Basiliana e foi posteriormente nomeado arcebispo de Polok. Trabalhou incessantemente pela promoção religiosa e social dos povos e pela unidade dos cristãos. Foi martirizado na Bielorrússia em 12 de novembro de 1623.
Liturgia

Caríssimos, as homenagens à pessoas em reconhecimento a algo bom que fizeram, é uma forma de tornar público suas experiências, qualidades e competências, e isso é muito bom, não somente para os homenageados que se sentem compensados pelo que fizeram, como também para nós, servem de modelo a ser seguido...

Jesus, no evangelho de hoje ao dizer-nos que ‘somos servos inúteis, pois fizemos o que devíamos fazer’, depreende-se que devemos ir além do que nos foi prescrito fazer, como ser operantes e persistentes, e extrapolar as nossas ações na realização do bem que está a nosso encargo, a fim de merecermos louvor...
                                                                                                        


'Naquele tempo, disse Jesus: “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.' Lucas 17,7-10

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘o Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas o Senhor volta a vossa face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. Do coração atribulado o Senhor está perto e conforta os de espírito abatido.’ Sl 34,16-18. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: “Suscitai, ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impeliu o Bispo São Josafá a dar a vida por suas ovelhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.” Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, que em tudo fez a vontade do Pai, rogai a Deus por nós e ‘pelos políticos, para que representem com honestidade e valores cristãos o povo que os elegeu’. Ajuda-nos, ó Mãe, a imitarmos Jesus na sinceridade de nossos atos, em fazer o bem - o melhor possível aos outros, como gostaríamos que nos fizessem – Mt 7,12. Amém!

São Josafá, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

Brasília-DF., 12 de novembro de 2019

       Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário