4.11.19

LUCAS 14,12-14 - A ESCOLHA DOS CONVIDADOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de São Carlos Borromeu,1538-1584: Arcebispo de Milão, desenvolveu, numa vida relativamente breve, intensa atividade pastoral, consumindo suas energias no empenho ascético, na caridade e na reforma da Igreja... Sua ação reformadora estendeu-se à disciplina litúrgica, à catequese e ao cuidado aos pobres. Sua caridade pastoral se manifestou, especialmente, na famosa peste de Milão.
Liturgia

Caríssimos, nosso Deus e Pai nos concede dons diversos e através destes dons que recebemos, ele nos intui, capacita e nos possibilita criar, produzir bens e serviços a fim de fazermos circular, ampliar e estender para o bem de muitos, mas o que podemos constatar – com raras exceções, é o acúmulo dessa riqueza, em poder de poucas pessoas, e a cada dia, tal desigualdade se acentua...

Jesus Cristo, uno com o Pai – Jo 10,30, conhece os corações – Sl 139; Jo 21,17. Quando ele diz ao chefe dos fariseus no Evangelho de hoje para convidar os pobres, indigentes, deficientes, nos ensina a compartilhar com eles, o muito que temos aqui, e que receberemos igualmente, na ressurreição dos justos... Portanto, o que aparentemente para quem partilha seria uma perda, na verdade, é mais, é ganho, para a vida eterna!
                                                                    



'Naquele tempo, dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.' Lucas 14,12-14.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque sois misericordioso e queres que também nós sejamos misericordiosos – Lc 6,36 e nos enviastes Jesus – Jo 3,16 que em tudo fez a vossa vontade – Jo 4,34; 6,38; em tudo, vos agradou - Jo 8,29, e nos ensina a fazer o mesmo, para vivermos dignamente, como filho e filha do Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos rogamos: ‘Conservai, ó Deus, no vosso povo o espírito que animava São Carlos Borromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar ao mundo a verdadeira face do Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelas famílias, ‘pelos que padecem fome, doença, perseguição, para que sejam socorridos em suas necessidades’. Ajuda-nos Mãe, a imitarmos Jesus em gestos, palavras e ações, vendo em cada irmão, em cada irmã, a face Dele! Amém!

Brasília-DF., 04 de novembro de 2019
       Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário