25.11.19

LUCAS 21,1-4 - A OFERTA DA VIÚVA : REFLEXÃO DE ANINHA




O Salmo 139 nos ensina, que nosso Deus e Pai tem os olhos e a atenção voltados para cada um de nós, e embora sejamos muitos, ele perscruta, sonda, o nosso ser e sabe tudo o que fazemos... E Jesus, o é, também – Jo 21,17, como nos relata Lucas no Evangelho de hoje...

Caríssimos, assim como nossos pais nos amam e nos educam para o bem, Jesus, em cada ação nossa que edifica, ou escandaliza, ele nos elogia ou adverte, respectivamente, porque sabe o que realmente é bom para nós... Acolhamos, com amor,  a sua Palavra, de vida eterna:
                                         

                                   
'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.' Lucas 21,1-4

Diz-nos a Igreja que, ‘Jesus ordena a seus discípulos que o prefiram a tudo e a todos e lhes propõe que renunciem a todos os bens – Lc 14,33 por causa dele e do Evangelho, para que possam ser salvos – Mc 8,35. Pouco antes de sua paixão, deu-lhes como exemplo a pobre viúva de Jerusalém... O preceito do desprendimento das riquezas é obrigatório para se entrar no Reino dos céus.’ CIC 2544

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a vivenciar o desapego, o desprendimento das coisas materiais, para que as partilhemos com os mais necessitados, porque verdadeiramente quando somos generosos o Senhor também é generoso conosco e nada nos falta, não somente em bens concretos, mas também em bens abstratos – dentre outros, como a amizade, a alegria, a saúde, o abandono e a confiança em vós de que sempre nos provê e nos proverá – Gn 22,8; Fl 4,19! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que fomos feitos à vossa imagem e semelhança e o Senhor nos ama, com amor eterno, porque sois compassivo e misericordioso para conosco e queres que o sejamos também, com os irmãos – Lc 6,36. Ajuda-nos, ó Pai, ‘a sermos simples e humildes de coração e não coloquemos nossa esperança na instabilidade dos bens materiais, mas em vós...’. 1Tm 6,17. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a darmos a Deus o que é de Deus, com alegria – 2Cor 9,6s, e generosidade, e, sermos solidários e fraternos com os mais necessitados, amém!

Brasília-DF., 25 de novembro de 2019
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário