18.11.19

LUCAS 18,35-43 - CURA DE UM CEGO EM JERICÓ : REFLEXÃO DE ANINHA





No evangelho de hoje e outros, a bondade e a misericórdia de nosso Deus e Pai estendidas a Jesus, nos testemunham e comprovam a unidade dele com o Pai – Jo 10,30. A atitude do cego, nos ensina a ficarmos atentos diante dos acontecimentos que nos circundam... O cego ao escutar o barulho da multidão passando, pede ajuda para saber o que estava havendo de importante para mobilizar tal quantidade de pessoas, e ao saber quem ali estava, com toda a força de sua voz grita a Jesus por piedade, e insiste ... E Jesus pede que o levem até ele, e o milagre acontece...

Jesus sabe das nossas dificuldades, dores e tribulações, dialoga conosco e ao expressarmos verbalmente o que necessitamos - depreende-se que ele respeita a nossa vontade sobre o que queremos, quando então, ele se manifesta... 

                                          


'Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: “O que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.' Lucas 18,35-43

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque podemos contar com Jesus todos os dias de nossas vidas e a sua Palavra permanece: ‘vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso’ – Mt 11,28, desde que o busquemos, aqui e agora, na intimidade da oração... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado na força de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que verdadeiramente Jesus está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Ajuda-nos, ó Pai, ‘a fortificar nossa fé pela oração, pela leitura da Sagrada Escritura, pelos documentos da Igreja, a fim de não sermos seduzidos pelos falsos valores que o mundo contra vós nos propõe... Que o Senhor nos ensine a ver as pessoas e os acontecimentos de nossa vida com os olhos de Jesus!', e, tenha piedade de nós! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todos os governantes, para que vejam as necessidades dos mais pobres e marginalizados e proporcionem a eles meios de viver dignamente’, amém!

Brasília-DF., 18 de novembro de 2019
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário