14.11.19

LUCAS 17,20-25 - O DIA DO REINO DE DEUS : REFLEXÃO DE ANINHA



Sabemos que a história da nossa salvação, foi minuciosamente preparada com amor pelo nosso Deus e Pai, através dos Anjos, Patriarcas e Profetas, e em Jesus, consumou-se o Plano de Deus; mas, as pessoas às quais Jesus fora enviado, não o acolheram, porque não perceberam que ele era o Messias esperado – Lc 7,18-23.

No nosso dia a dia, é lamentável quando anunciamos uma verdade pura, cristalina, e esta não é considerada, nem reconhecida para o bem a que se destina, e,  é engavetada, obscurecida, ignorada... Assim aconteceu com Jesus e alguns dos seus contemporâneos, e, sabemos como foram o desenrolar dos fatos daquelas pessoas para com Jesus – Jo 18-20.

No evangelho de hoje, ‘Jesus apresenta duas realidades: o Reino de Deus, dirigida aos fariseus, e o dia do Filho do Homem, dirigido aos seus discípulos – Lc 17,20-21.24’.
                                      


'Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.' Lucas 17,20-25

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo! Graças Pai, porque o Senhor nos revelou Jesus como vosso Filho amado – Mt 3,13s;17,5, e Jesus uno convosco – Jo 10,30, nos revela que o vosso Reino, através dele, já está no meio de nós ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para compreender que a vossa promessa fora cumprida na Pessoa de Jesus e que em acolhendo-o, estaremos acolhendo o vosso próprio Reino de amor! Ajuda-nos, ó Pai, ‘a prepararmo-nos para a segunda vinda de Jesus que culminará com o Juízo final, na consumação dos séculos’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, a perseverar na Palavra do Senhor, para que por ela sejamos guiados e conduzidos, vivenciando-a no nosso dia a dia, anunciando-a e testemunhando-a em gestos, palavras e ações às pessoas, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Brasília-DF.,14 de novembro de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário