30.11.19

MATEUS 4,18-22 : ANDRÉ, APÓSTOLO DE JESUS - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a festa de Santo André, Apóstolo. André, que era discípulo de João Batista, seguiu Jesus, quando o Precursor o apontou como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo” – Jo 1,35-40. Comunicou a Pedro seu irmão a descoberta do Messias – Jo 1,41-42. Ambos foram chamados pelo Mestre à beira do lago para se tornarem pescadores de homens – Mt 4,18s. No sinal da multiplicação dos pães é ele quem apresenta a Jesus o menino com os cinco pães e os dois peixes – Jo 6,8s. Junto com Filipe, informa que alguns gregos querem ver Jesus – Jo 12,20s. Segundo a tradição, foi crucificado em Patrasso e é venerado, particularmente, na Igreja grega. Sua memória a 30 de novembro é lembrada por todos os calendários, sejam orientais ou ocidentais.
Liturgia

Na década de 70, em Cuiabá- MT., meu esposo e eu fomos convidados por uma amiga freira, a participar de um grupo de oração da Renovação Carismática Católica – RCC. Alguns anos mais tarde, em Brasília-DF., tornei-me ‘serva’ do grupo que frequentávamos para testemunhar a  fé em Jesus Cristo, na sua Igreja, na comunidade...

Caríssimos, Jesus nos chama pessoalmente... Ao aceitar o convite acima da Coordenação da RCC da Paróquia que frequentávamos, fui integrada em seu ministério para anunciar o Evangelho ... E, neste blog, aqui estamos diariamente a semear as sementinhas do amor de nosso Deus e Pai aos corações que as acolhem, assim como nós acolhemos as que nos foram lançadas, e hoje, as lançamos a você que agora nos lê, e também às Nações - Mc 16,15! Glória a Deus!
                                                                  



'Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram.' Mateus 4,18-22

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pela vossa Igreja, pelos vossos Sacerdotes, Diáconos, consagrados, religiosos e muitos irmãos e irmãs que temos, partilhando, harmoniosamente a nossa fé, na alegria do vosso amor, bondade e misericórdia para com cada um de nós, que acredita, confia e espera em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos suplicamos: ‘Ó Deus onipotente, que o Apóstolo Santo André, pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, que em tudo fez a vontade do Pai, rogai a Deus por nós Mãe, pelas famílias ‘e pelos jovens para que muitos destes ouçam a voz do Senhor que os chama para segui-lo’, e como André, imediatamente, possam dar a sua resposta. Amém!

Brasília-DF., 30 de novembro de 2019

    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário