1.2.20

MARCOS 4,35-41 - A TEMPESTADE ACALMADA : REFLEXÃO DE ANINHA




Convivo em comunidade com pessoas participativas e que dão oportunidades às demais presentes sobre a atuação em uma atividade que beneficie a todos, e o Evangelho de hoje me fez refletir, o que vivencio no meu dia a dia...

Caríssimos, se as ondas se lançavam dentro da barca, deveria estar molhando a todos, Jesus inclusive - ‘que dormia’, mas que provavelmente Jesus testava seus discípulos na forma de como agiriam; e estes, ao sentirem-se ameaçados, impotentes, incapacitados, não pediram logo auxílio a Jesus, mas em desespero cobraram dele uma atitude... Jesus, após acalmar a tempestade, lhes cobra também: ‘ainda não tendes fé?’ Este 'ainda', toque o nosso coração, para ser desobstruído e acolher a fé, a força, a coragem, a confiança, em nosso Senhor...

                                       

'Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava, na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte detrás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”' Marcos 4,35-41

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ‘é a vossa Palavra viva, pela qual tudo criastes. Ele é o nosso Salvador e Redentor, verdadeiro homem, concebido do Espírito Santo e nascido da Virgem Maria’! Graças, Pai porque Jesus nos ensina que teremos tribulações e até risco de morte, mas, mesmo que a nossa fé seja pequena, Ele está atento às nossas necessidades e provações, e quando, na iminência de perecermos, Ele vem em nosso auxílio, pois assim aconteceu com os discípulos, assim aconteceu comigo... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender que a ‘vossa misericórdia sustenta a nossa fragilidade e nos dá coragem para sermos as testemunhas de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso’, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que nos momentos de perigo, angústias e aflições, o medo não nos paralise e clamemos por Jesus, porque Ele está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Amém!

Brasília-DF., 1º de fevereiro de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário