18.2.20

MARCOS 8,14-21 - O FERMENTO DOS FARISEUS E DE HERODES : REFLEXÃO DE ANINHA




Assim como Jesus estava a curar as enfermidades, libertar do mal as pessoas que o buscavam e até as alimentava, suprindo assim as necessidades do corpo e também da alma, assim nosso Deus e Pai está conosco, como um bom pai, uma boa mãe a cuidar, orientar, nutrir os seus filhos...

Meu pai faleceu quanto eu tinha 4 anos e o meu irmão 9... Mamãe era costureira e não tivera herança, nem pensão do Estado... Contava com o seu trabalho e com Deus, porque Nele acreditava, confiava e esperava, e diante da necessidade dizia sempre com fé ‘que do céu viria’ e assim acontecia... E, tal qual acontecia com ela, Deus também providenciava para a mãe dela, minha avó Maria José... Hoje, em nossa casa, Deus também nos concede a sua graça...

Caríssimos, Jesus nos ensina a termos sabedoria, compreensão para  sentirmos e acolhermos com fé, ‘o sentido de sua missão, iluminada pelos seus milagres’, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:
                                        


'Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, vós não vedes e, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. Jesus disse: “E vós ainda não compreendeis?” 'Marcos 8,14-21

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para com cada um de nós! Graças Pai, porque ‘o vosso amor nos sustenta e quando o nosso coração se angustia, vós nos consolais e alegrais a nossa alma’ – Sl 94,18-19! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos um coração simples, acolhedor, para compreender a vossa vontade em nossas vidas e ajuda-nos Pai a focarmos no âmago do nosso ser – a morada do Senhor, e descobrirmos que sois a Fonte de tudo em Cristo Jesus, de quem procede ‘todo dom precioso e toda dádiva perfeita’ – Mc 8,17! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a amarmos Jesus, guardando Sua palavra para que o Pai nos ame, e a Ele nós iremos’ – Jo 14,1-3! Amém!

Brasília-DF., 18 de fevereiro de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário