26.2.20

MATEUS 6,1-6.16-18 - A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA




Irmãs e irmãos, com toda a Igreja, iniciamos o Ciclo da Páscoa pela caminhada quaresmal. As cinzas que receberemos em nossas cabeças é um anúncio profético e penitencial de que viemos do pó e ao pó voltaremos, mas não somos reduzidos a pó, mas um povo salvo pela Cruz e Ressurreição de Jesus. Também iniciamos, com a Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade 2020 que, neste ano, aprofunda o tema da vida com dom e compromisso. Liturgia

Caríssimos, o Evangelho de hoje ao nos exortar à penitência agradável a Deus - com humildade e discrição, me alegra o coração, porque Jesus nos revela a Onisciência do Pai “que vê o que está escondido” para nos dar a certeza de que verdadeiramente não estamos sozinhos neste mundo... Temos um Deus que nos ama com amor eterno – Sl 136 e se enche de zelo e tem piedade de nós ao nos ensinar o modo, a maneira certa de fazer a sua vontade... A decisão é nossa!
                                       


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos exorta ‘a vivenciar esta Quarentena em preparação para a Páscoa da Ressurreição, praticando acima de tudo a conversão do coração quanto à oração, à caridade fraterna...’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a irmos além do jejum e da abstinência pessoal, mas levemos a sério nosso relacionamento e compromisso com Deus para que a nossa solidariedade e caridade fraterna aos irmãos, sejam generosas, discretas, como Jesus nos ensina a fazer.... Amém!

Brasília-DF., 26 de fevereiro de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário