Caríssimos, meditamos ontem, a discussão de Jesus com os fariseus sobre as suas tradições – Mc 7,1-13, quando Jesus destaca a prioridade humana, segundo a Lei de Deus!
Sabemos que no tempo de Jesus existiam restrições, dentre outras, de não comer carne de porco e hoje, Jesus nos ensina que tudo que comemos é puro, porque a maldade humana flui da mente e do coração das pessoas, ou seja, trata-se de uma atitude pessoal nossa, ser bom, ou mau; agir para o bem, ou agir para o mal, a decisão é nossa, individual – Sl 1!
'Naquele tempo, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem".' Marcos 7,14-23
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque verdadeiramente ‘Jesus vosso Filho amado é sabedoria encarnada, Ele é verdadeiro, não considerando os homens pela aparência, mas ensina de fato, o vosso caminho – Mc 12,14’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para entender ‘que Jesus ao nos mostrar a inconsistência das práticas de pureza exterior, nos ensina que a atitude essencial é ter o coração puro em todo o nosso proceder, pois “o que torna o homem impuro não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior”’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘por todos os que se encontram escravizados pelas paixões desordenadas de seus corações, a fim de que despertem do entorpecimento e encontrem na Palavra e na fé, o auxílio para suas vidas’. Amém!
Brasília-DF., 12 de fevereiro de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário