25.2.20

MARCOS 9,30-37 - SEGUNDO ANÚNCIO DA PAIXÃO : REFLEXÃO DE ANINHA




Quando amamos o próximo, isoladamente ou em grupo, nos preocupamos com o seu bem estar e o bem estar de todos, respectivamente; e quando há uma novidade que envolva suas vidas, nós lhes comunicamos para que possam caminhar com segurança nas novas condições que advirão...

Jesus, a quem o Pai pediu-nos para ouvi-lo – Mt 17,5, sabendo de sua Paixão, Morte e Ressurreição, no Evangelho de hoje faz seu segundo anúncio para os seus discípulos... A reação inicial daqueles foi de disputa ao discutir entre si, quem dentre eles seria o maior para comandar os demais, quando então Jesus os adverte, quanto ao perigo de querer ‘prestígio, domínio’ da situação, porque Jesus quer de cada um de nós simplicidade de coração para servi-lo e ao Pai!
                                      


‘Naquele tempo, Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: “Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou”.' Marcos 9,30-37

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘vosso desejo é crescer na amizade conosco e para sermos vossos amigos, precisamos romper a amizade com o mundo’, pois “ser amigo do mundo é tornar-se vosso inimigo” – Tg 4,4. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo dai-nos compreender que ‘se buscarmos fazer a vossa vontade, vós nos dará todo o necessário para a realizarmos, porque “aproximando-nos de vós, vós se aproximará de nós” – Tg 4,8. Diariamente rezamos ao Senhor a oração que Jesus nos ensinou, ajuda-nos Pai Nosso, para que estejamos em vós e vós em nós, proclamando com a nossa alma e o nosso coração para que seja feita a vossa vontade em nossas vidas e na vida dos nossos queridos! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel  que fez a vontade do Pai - Lc 1,38; nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a acolhermos generosamente os irmãos, levando-lhes a Boa Nova de Jesus, como a Senhora A levou à Isabel – Lc 1,39-56. Amém!

Brasília-DF., 25 de fevereiro de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário