21.2.20

MARCOS 8,34-9,1 - CONDIÇÕES PARA SEGUIR JESUS : REFLEXÃO DE ANIHA





Nosso Deus e Pai nos criou à sua imagem e semelhança - Gn 1,26-27 e no tempo favorável enviou-nos Jesus Cristo seu próprio Filho único – Jo 1,14.18, consubstancial e Uno com Ele – Jo 10,30!

Caríssimos, meditamos nestes dias que as pessoas eram curadas de suas enfermidades por Jesus, à distância: como o servo do centurião – Lc 7,1-10 e a filha da mulher pagã siro-fenícia – Mc 7,24-30, bem como, apenas o gesto dos enfermos de tocar em sua roupa, também eram curados...

Depreende-se, portanto, com esses fatos, a existência de um liame de amor, a nos unir ao divino através da humanidade de Jesus, e para a nossa salvação Jesus nos exorta a permanecermos com ele em todas as circunstâncias de nossas vidas, acolhendo-o de coração humilde, caridoso, prestativo, para alcançarmos as alegrias da vida eterna... 

                                           


'Naquele tempo, chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se perde a própria vida? E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”. 9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão, não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”. Marcos 8,34-9,1

Diz-nos a Igreja, dentre outros, que: ‘O Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade: “Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus...” – Mt 11,29. “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai senão por mim” – Jo 14,6. O Pai, no monte da transfiguração, ordena: “Escutai-o” – Mc 9,7; Dt 6,4-5. De fato, Ele é o modelo das bem-aventuranças e a norma da nova Lei: “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” – Jo 15,12. Este amor implica a oferta efetiva de si mesmo em seu seguimento – Mc 8,34.’ CIC 459

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos compreender que amar o próximo e não fazer acepção de pessoas - pois, somos todos irmãos, vossos filhos amados – 1 Jo 3,1-2; herdeiros e co-herdeiros de Cristo – Rm 8,14-17, vos é bastante agradável... Ajuda-nos Pai, a fazermos a vossa vontade! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a estarmos ligados, conectados em Jesus, em espírito e verdade, porque Ele ‘nos deu a conhecer o que o Pai lhe revelou’ – Jo 15,15! Amém!

Brasília-DF., 21 de fevereiro de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário