11.2.20

MARCOS 7,1-13 - TRADIÇÕES HUMANAS E A LEI DA PUREZA : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de Nossa Senhora de Lourdes
e o Dia Mundial do Enfermo. Esta memória está ligada à vida e à experiência mística de Maria Bernarda Soubirous - Santa Bernadete, irmã conversa das religiosas de Nevers, favorecida pelas aparições da Santíssima Virgem - 11 de fevereiro a 16 de julho de 1858 na gruta de Massabielle - Lourdes, na França. Desde então Lourdes se tornou meta de intensa peregrinação. A mensagem de Lourdes consiste no apelo à conversão, à oração e à caridade -
Liturgia

Caríssimos, no decorrer dos anos, poderemos nos apegar a determinados hábitos que vamos acumulando, tornando-nos useiros-vezeiros dos mesmos até um momento, quando, deparamos com uma pessoa mais experiente a nos alertar, advertir que tais hábitos, não acrescentam nada de bom em nossas vidas...

Portanto, deveremos estar atentos à conjuntura, ao todo que nos rodeia, adquirindo novos conhecimentos e inovações, que provavelmente trarão para nós novos conceitos, novas perspectivas que resultarão em melhores resultados com recompensas positivas, edificantes...

Abramos, pois, a nossa mente, o nosso coração para a Boa Nova que Jesus sempre quer nos dar...

                                         



'Naquele tempo, os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. De nada adianta o culto que me prestam, pois, as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.' Marcos 7,1-13

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a vossa verdade naquilo que devemos inovar e realizar para o nosso bem, e para o bem daqueles com os quais convivemos, amando-nos mutuamente – Rm 13,8, como Jesus nos ama – Jo 15,12 e fazendo a eles o que gostaríamos que nos fizessem - Mt 7,12! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria, coerência, sensatez para compreender e acolher ‘as vossas advertências’, valorizando e vivenciando a vossa Lei, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Ajuda-nos, ó Pai, a fazermos a vossa vontade, amém!

Santa Maria - Nossa Senhora de Lourdes, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós, pelos enfermos, pelas nossas famílias e por nós idosos, intercedendo para que o Senhor nos abençoe, nos proteja, nos guarde, cobrindo-nos com o Seu ‘Manto de Felicidades’ - Sl 91,4; Lc 13,34! Amém!

Brasília-DF., 11 de fevereiro de 2020
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário