22.2.20

MATEUS 16,13-19 - PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa da Cátedra de São Pedro, chefe da Igreja de Roma e da Igreja universal. O símbolo da cátedra realça a autoridade e o magistério, missão de pastor e mestre conferida por Cristo a Pedro, princípio e fundamento visível da unidade da Igreja. Os cristãos começaram a honrar a cátedra de Pedro a partir do século IV, e a "Depositio Martyrum" - 354 recorda o "Natale Petri de Cathedra" a 22 de fevereiro."
Liturgia

Como ‘nuvens passageiras’ estamos neste mundo e quando temos nossos filhos, além dos nossos cuidados de pais, podemos contar também com os cuidados de nossos familiares... E, a Igreja sabiamente nos exorta que ao batizarmos os nossos filhos, escolhamos bons cristãos, do nosso meio familiar-social, para serem padrinhos e madrinhas, porque se viermos a falecer, eles poderão assumir tais cuidados... E, tais cuidados assemelham-se a escolha criteriosa em divina revelação de nosso Deus e Pai a Pedro, e que Jesus confirmou como Guardião - com sucessores milenares na direção e comando de sua Igreja, assim proclamado no Evangelho de hoje...

                                                      



'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.' Mateus 16,13-19

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque ‘Cristo vosso Eterno Apóstolo é o autor e realizador da fé – Hb 3,1; 12,2. Assim, ao celebrarmos a Cátedra de São Pedro, celebramos a autoridade de Cristo, da qual o apóstolo Pedro e seus sucessores são participantes...’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi a profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, graças Mãe porque o vosso “Sim” nos trouxe Jesus, nosso Salvador – Lc 1,26-38; Jo 4,42 para estar conosco e com Sua Igreja, todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!


Brasília-DF., 22 de fevereiro de 2020
    Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário