11.7.20

MATEUS 10,24-33 - COMPROMISSO COM JESUS E COM A MISSÃO : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a Memória de São Bento, Abade. Nascido em Núrsia, Itália, por volta de 480, no seio de uma família nobre, deixou os estudos para dedicar-se à vida monástica. Após um período de vida eremítica, fundou diversos mosteiros, para os quais compôs uma Regra – a Regra de São Bento – caracterizada pelo equilíbrio entre oração e trabalho. A influência desses conventos foi determinante para a evangelização e formação da cultura europeia durante toda a Idade Média. Liturgia

Caríssimos, encanta-me o amor e a misericórdia de nosso Deus e Pai em querer que nós, seus filhos amados, estejamos com Ele, e, no tempo favorável enviou-nos seu Filho Unigênito Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, como mensageiro e guia para nos conduzir a Ele, Pai – Jo 14,6, revelando-nos - dentre outros, que até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados, ou seja, irmãos amados, nada escapa ao seu olhar, ao seu controle! 

Jesus, com dedicado amor e doação de sua própria vida, empenhou-se profundamente em fazer a vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38. No cumprimento de sua Missão Eterna, escolheu, instruiu e enviou seus discípulos para testemunhar ao mundo o amor do Pai, exortando-os, a falarem abertamente e sem medo... 

                                          


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares! Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.' Mateus 10,24-33 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘Jesus dotou sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. A escolha dos Doze, com Pedro como seu chefe - Mc 3,14-15, representando as doze tribos de Israel – Mt 19,28; Lc 22,30, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém – Ap 21,12-14. Os Doze – Mc 6,7, e os outros discípulos Lc 10,1-2 participam da missão de Cristo, de seu poder, mas também de sua sorte – Mt 10,25; Jo 15,20. Por meio de todos esses atos, Cristo prepara e constrói sua Igreja’. CIC 765. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes o abade são Bento preclaro mestre na escola do vosso serviço, concedei que, nada preferindo ao vosso amor, corramos de coração dilatado no caminho dos vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todas as ‘vocações sacerdotais, religiosas e de vida consagrada e aos que creem em Deus, o dom da paz e da fidelidade’! Ajuda-nos Mãe a imitarmos a atitude dos discípulos seguidores e servidores de Jesus para que estejamos sempre à escuta de sua Palavra para O anunciar e testemunhar como instrumentos do seu amor, a todos os Povos e Nações. Amém!

Brasília-DF., 11 de julho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
                   À serviço do Senhor

Um comentário: