16.7.20

MATEUS 12,46-50 - A NOVA FAMÍLIA DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora do Carmo. Festa mariana de origem devocional. O título do Carmo evoca a figura do profeta Elias e o Monte Carmelo, onde este realizou diversos milagres – 1Rs 18,20s; 2Rs 1,9-15; 4,8-31. No séc. XII, alguns eremitas lá se recolheram com o intuito de dedicarem-se à vida contemplativa sob o patrocínio da Virgem Maria – o que foi o início da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo – Carmelitas.
Liturgia

Caríssimos, a família
de minha mãe morava em Mato Grosso na fronteira com a Bolívia... Mamãe nasceu em 14 de junho de 1910 e foi registrada com o nome de Carmem Ventura Batista e os dois nomes que antecedem o nome dos pais, lhe foi dado em memória de São Boaventura, celebrado ontem dia 15, e hoje 16, Nossa Senhora do Carmo, como um testemunho de amor à Deus dos nossos avós para nós seus descendentes, à fé católica, seguida pela minha mãe e seus irmãos - meus tios, por mim e meus irmãos, tornando-se um bem de família, graças a Deus!

Jesus hoje, prestigia sua Mãe, porque a conhece, respeita, admira e ao estender seu laço familiar aos seus discípulos, os equipara como mãe e irmãos, porque aceitaram fazer a vontade do Pai! Esse gesto de amor de Jesus para conosco  - que acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor, 
uniu a todos nós à mesma Fonte, constituindo-nos verdadeiramente como Família de Deus! 
                                                 


'Naquele tempo, enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.' Mateus 12,46-50

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus faz novas todas as coisas – 2Cor 5,17; Ap 21,5, unindo-nos em um liame de amor como irmãos, porque vós ó Pai, nos criou à vossa imagem e semelhança; e, se a desobediência de Eva e Adão nos distanciou de vós, Jesus com Maria, nos resgatou e nos reconciliou com o Senhor – Mt 12,49-50; Mc 10,45; 1Pd 1,18-19, 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Venha, ó Deus, em nosso auxílio a gloriosa intercessão de nossa Senhora do Carmo para que possamos, sob sua proteção, subir ao monte que é Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus 'pelas nossas famílias, para que sejam verdadeiras Igrejas domésticas nas quais nosso Deus e Pai esteja sempre presente'. Ajuda-nos Mãe, 'para que seguindo o vosso exemplo, saibamos ouvir e colocar a Palavra do Senhor em prática no nosso dia a dia'! Amém!


Brasília-DF., 16 de julho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
              À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário