20.7.20

MATEUS 12,38-42 - O SINAL DE JONAS : REFLEXÃO DE ANINHA




Quando existe um liame de amor familiar, caso uma pessoa pratica o mal contra um dos nossos parentes, parece que a dor que sentimos, é maior do que a do próprio ofendido, e saímos em sua defesa... São Paulo aos Coríntios, em relação às reações em nosso corpo, bem descreve o que acima expresso; ele nos ensina ‘que no nosso corpo há muitos membros... Se um membro sofre, todos compartilham da mesma dor; se um membro é honrado, os demais membros, compartilham também da sua alegria’ – 1Cor 12s.

Jesus, o Filho amado do Pai é consubstancial e uno com Ele – Jo 10,30. Nós, como filhos amados do Pai, pertencemos à família divina: o Pai está em Jesus e Jesus no Pai e nós com eles – Jo 17,21! Quando sofremos e com fé invocamos Jesus, Ele vem em nosso auxilio e quando uma pessoa o desdenha, nós o defendemos, testemunhando o seu amor e a sua bondade para conosco e para com todos!

No Evangelho de hoje, Jesus ao revelar aos mestres da Lei e aos fariseus de forma velada a sua Ressurreição, nos revela também que a nossa conversão está em Nele acreditar; e, poderemos até ser – como os habitantes de Nínive e da rainha do Sul, coparticipantes no juízo final, para condenar àqueles que mesmo o tendo ouvido, não acreditaram Nele e não se converteram... 


                                        
'Naquele tempo, alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é maior do que Salomão”.' Mateus 12,38-42.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor nos ensina a ouvirmos Jesus – Mt 17,5, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida – Jo 14,6, e Ele nos exorta a trilharmos nas veredas do Senhor que nos conduz à Vós, a fim de merecermos como filhos ‘benditos, participar das alegrias da vida eterna e das delícias do vosso Reino, perpetuamente’ – Mt 25, 34; Sl 16,11! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!


 Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a percebermos e vivenciarmos a presença amorosa do Senhor, fonte de graças, sinal do Pai em nossas vidas e na vida dos nossos queridos, seguindo seus ensinamentos, buscando-o em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém! 

Brasília-DF., 20 de julho de 2020
 Ana Pinto de Miranda Bessa
             À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário