15.7.20

MATEUS 11,25-27 - O PAI E O FILHO : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Memória de São Boaventura Bispo e Doutor. Nasceu na Itália, em 1218. Ingressou na Ordem Franciscana, da qual veio a se tornar superior geral alguns anos mais tarde. Profundamente sábio e piedoso, soube unir a espiritualidade aos estudos teológicos. Nomeado bispo e depois cardeal, trabalhou muito pela unidade da Igreja. Faleceu em Lião, França, aos 15 de julho de 1274.
Liturgia

Caríssimos, somos imagem e semelhança de Deus – Gn 1,27. Deus nos conhece profundamente e sabe tudo de nós – Sl 139, pois até mesmo os nossos cabelos estão todos contados – Mt 10,29 e Jesus, sendo Uno com Ele – Jo 10,30, também assim o é, como nos revela dentre outros, Pedro, à pergunta de Jesus se ele o amava: ”Senhor, tu sabes tudo: tu sabes que eu te amo – Jo 21,17.

No Evangelho de hoje, segundo o contexto bíblico, Jesus exulta de alegria no Pai que concedeu aos seus discípulos aprenderem o que lhes fora ensinado, porque tendo o coração simples como de crianças, acolheram a verdade que lhes fora revelada... 

                                          




'Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.' Mateus 11,25-27 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Pai, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo vosso Filho amado a quem ouvimos com amor e respeito - Mt 17,5 porque sabemos que verdadeiramente Ele como o Senhor, conhece os corações – Mc 2,8; Jo 2,25; 6,61, e assim, na intimidade da oração nos orienta, para fazermos a vossa vontade! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Concedei-nos, Pai todo-poderoso, que, celebrando a festa de são Boaventura, aproveitemos seus preclaros ensinamentos e imitemos sua ardente caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espirito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que a ‘nossa fé possa manifestar-se, segundo a graça de Deus, que provê e socorre’, e assim buscarmos o Senhor em todas as circunstâncias de nossas vidas, testemunhando o Seu amor aonde quer que nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 15 de julho de 2020
Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário