25.7.20

MATEUS 20,20-28 - O PEDIDO DA MÃE DOS FILHOS DE ZEBEDEU : REFLEXÃO DE ANINHA






A Igreja celebra a Festa de São Tiago – Maior, Apóstolo. São Tiago foi um dos primeiros a ser chamado por Jesus para segui-lo e acompanha-lo ao longo do seu ministério. Junto com João seu irmão, e Pedro, testemunhou a transfiguração do Senhor no Monte Tabor e a sua agonia no horto de Getsêmani. Entre os apóstolos, foi o primeiro a sofrer o martírio – pelo ano 44 por ordem de Herodes Agripa – e assim deu o supremo testemunho de Cristo crucificado e ressuscitado. Seu santuário em Compostela é um lugar muito frequentado por peregrinação desde o século IX até os dias de hoje.
Liturgia

Caríssimos, observando o movimento dos passarinhos pequeninos no quintal, que vêm comer os grãos de alpiste, de trigo, de quirera de milho, de arroz - que colocamos para eles, notamos o cuidado das mães com seus filhotinhos, de uma paciência dedicada, extremada... Os pequeninos estão sempre pedindo comida e enquanto eles ainda dependem delas, elas prontamente os servem e protegem...

Em família harmoniosa, a gente se assemelha aos passarinhos acima... Como pessoas, temos toda liberdade de pedir aos nossos pais, em especial à nossa mãe, que nos gerou e nos conhece bem e a intimidade é maior... Nos dirigimos a ela mesmo sendo adultos, para confidenciar-lhe nossos sonhos, aspirações, vontades, projetos, como fizeram Tiago e João no Evangelho de hoje: 

                                        



'Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.’ Mateus 20,20-28

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos revela que a vossa vontade prevalece na escolha daqueles a quem o Senhor quer agraciar – Mt 20,23, no vosso Reino! Graças Pai, porque Jesus também nos revelou que o Senhor tem muitas moradas e que ele vai preparar um lugar para os seus discípulos – Jo 14,1-3; e, tendo na mente e no coração de que a nossa missão é a de servir e não ser servido, nós esperamos que Jesus preparará também um lugar para nós, que acreditamos e confiamos Nele! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus eterno e todo-poderoso, que pelo sangue de São Tiago consagrastes as primícias dos trabalhos dos Apóstolos, concedei que a vossa Igreja seja confirmada pelo seu testemunho e sustentada pela sua proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus pelas nossas famílias onde podemos vivenciar o liame de amor que vem do Senhor, moldando nosso jeito de ser e de viver, sem mesquinhez, nem inveja, vivendo a unidade: ‘um por todos e todos por um’, a fim de imitarmos Jesus, que em tudo fez a vontade do Pai - Jo 4,34; 6,38! Amém!

Brasília-DF., 25 de julho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
                    À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário