23.7.20

MATEUS 13,10-17 - O PORQUÊ DE JESUS FALAR EM PARÁBOLAS : REFLEXÃO DE ANINHA





Quando crianças nossos pais nos deram disciplina, nos ensinando no dia a dia as boas condutas e o entendimento das suas vontades - segundo as suas experiências, para que tivéssemos uma vida pautada com responsabilidade e conhecimento dos nossos limites, e termos respeito pelos limites  pessoais de terceiros...

Jesus sabe tudo; Ele conhece profundamente o íntimo de cada um de de nós –  Mc 2,8; Jo 16,30; 21,17! Assim Ele fez com seus discípulos: escolheu e chamou um a um pelo jeito de ser em relação a Ele, Jesus; os está ensinando para a missão e envio, e à pergunta dos discípulos do porquê Ele fala em parábolas, Ele responde de forma direta, que a eles foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, como nos narra Mateus no Evangelho de hoje: 

                                     



'Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”. Mateus 13,10-17

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 17,5 a quem reverentes escutamos, seguimos e servimos! Graças Pai, porque Jesus nos revela que para conhecer os vossos mistérios, é necessário ter o coração aberto e receptivo para acolher e vivenciar a vossa Palavra, como fizeram os seus discípulos, vos testemunhando ao mundo inteiro para que todos vos conheçam ! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento, para compreender a vossa Palavra; abre os nossos olhos para ver e enxergar os vossos sinais e os nossos ouvidos para ouvir e entender a vossa vontade! Ajuda-nos ó Pai, a sermos 
bem-aventurados  como os discípulos, testemunhando os vossos ensinamentos em gestos, palavras e ações, anunciando-os aonde quer que nós estejamos, amém! 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Ajuda-nos Mãe a imitarmos Jesus, escolhendo bem as nossas amizades, testemunhando a nossa fé e esperança Nele, a fim de que ‘seus ensinamentos criem raízes firmes e fortes cada vez mais profundas, em nossas vidas’. Amém!


Brasília-DF., 23 de julho de 2020
   Ana Pinto de Miranda Bessa
              À serviço do Senhor!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário