4.10.21

LUCAS 10,25-37 - O GRANDE MANDAMENTO. PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São Francisco de Assis. Francisco – Assis, Itália, 1182 – tarde de 3 de outubro de 1226, de uma vida juvenil despreocupada e mundana, depois de usar de misericórdia para com os leprosos, converteu-se ao Evangelho e viveu-o com extrema coerência, em pobreza e grande alegria, seguindo o Cristo humilde, pobre e casto, conforme as bem-aventuranças. Junto com os primeiros irmãos que o seguiram, atraídos pela força de seu exemplo, pregou por todo lugar o amor do Senhor, contribuindo para a renovação da Igreja. Enamorado do Cristo, concentrou na contemplação do Presépio e do Calvário sua experiência espiritual. Trouxe impresso em seu corpo os sinais da Paixão. Nele, como nos maiores místicos, reintegrou-se a harmonia com o cosmo, do qual se fez intérprete no cântico das criaturas. Foi inspirador e pai das famílias religiosas masculinas e femininas que dele tiram o nome – Pio XII proclamou-o Patrono da Itália a 18 de junho de 1939. Liturgia

Caríssimos, sabemos que Jesus é uno com o Pai - Jo 10,30. Fundamentada na palavra de Jesus quando somos enviados, dentre outros, nos revela que ‘quem nos escuta, a Ele escuta – Lc 10,16; quem nos recebe ou a uma criança a Ele recebe – Mt 10,40; 18,5’, depreende-se que estamos ligados por um liame de amor onde tanto a alegria, como o sofrimento dos irmãos, toca o nosso coração: nos leva a compartilhar da alegria do momento e a ajudar quem necessita do nosso auxílio, respectivamente...

Portanto, para que mereçamos receber em herança a vida eterna, o amor, a caridade ao próximo – 1Cor 13,4-7 – como o samaritano da parábola de hoje fez, nós devemos assim proceder, porque é o caminho que nos conduz e a chave que abre a Morada do Pai, que Jesus foi preparar para nós – Jo 14,1-3.

                                                          


'Naquele tempo, um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado. Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’. E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.' Lucas 10,25-37

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘o bem que fazemos ao próximo e se porventura existe um muro de desunião, Jesus o derruba e nos traz como exemplo de proximidade a atenção e o cuidado que possamos dispensar a quem precisa ser ajudado, auxiliado, amparado’, porque em assim fazendo, estaremos fazendo ao próprio Jesus! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo por uma vida de humildade e pobreza, concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho, unindo-nos convosco na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, para que sigamos o vosso exemplo quando ao saber que Isabel - sua parenta idosa, estava grávida, foi apressada ao seu encontro para estar com ela e ajudá-la – Lc 1,39; e Isabel, pela força do Espírito Santo exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”, revelando-nos que verdadeiramente Jesus está onde a prática do Bem acontece! Amém!

Brasília – DF., 04 de outubro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário