14.10.21

LUCAS 11,47-54 - CONTRA OS FARISEUS E LEGISTAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

Na minha infância quando eu cometia um ato errado – mamãe, viúva e muito brava - dizia ser:  ‘mãe e pai’, e me punia oportunamente em cada circunstância por um erro praticado, com lambadinhas nas pernas, de galhinhos finos e longos – chicotinhos, de uma planta de nome fedegoso - amargo, que deveria ter um cheiro forte, mas não me lembro... Malandrinha, eu pensava que quando sabia que tinha feito algo errado e ia receber lambadinhas, que estas doíam um pouquinho, mas passava sem deixar marquinhas...

Meditando o Evangelho de hoje, depreende-se que os erros de nossos pais se estenderiam até nós - se porventura quando adultos seguíssemos os seus propósitos de maldades, das quais ‘serão pedidas contas disso à nossa geração; e por isso os mestres da Lei e os fariseus começaram a perseguir Jesus...’. Quanto às lambadinhas, eu as mereci; e adulta, comentando o passado com a minha mãe, ela disse: ‘E não foi bom, pra você?’ Eu concordei! Louvo e agradeço a Deus pelos limites de sua educação amorosa a mim imposta, que me tornou a pessoa que hoje sou: seguidora e servidora do Senhor!

                                                         


'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.' Lucas 11,47-54

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus Cristo, vosso Filho amado – Mt 3,17, para nos resgatar das nossas transgressões da antiga Aliança e nos reconciliar com o Senhor – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1 Pd 1,18-19; 2Cor 5,17-19! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente, o nosso coração para buscarmos o essencial, a fim de contribuirmos para o crescimento do vosso Reino e a justiça entre as pessoas, e que as nossas ações sejam agradáveis a Vós, nosso Deus e Pai! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que nunca percamos a genuína fé que recebemos desde a infância, convertendo em boas obras os ensinamentos recebidos de nossos pais, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador – Jo 4,42. Amém!

Brasília – DF., 14 de outubro de 2021

     Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário