17.10.21

MARCOS 10,35-45 : O PODER SERVIÇO - REFLEXÃO DO PASTOR DOM PAULO CEZAR COSTA

 



 

 

'A Palavra de Deus, deste domingo, mostra-nos a vocação para sermos servidores. Na primeira leitura, tem-se a imagem do servo sofredor de Isaías – Is 53,2-3.10-11. Na segunda leitura, o sacerdote que se compadece das nossas enfermidades – Hb 4,14-16. No Evangelho, o evangelho revela Jesus Cristo, o servo que “veio para servir e dar a sua vida como resgate por muitos” – Mc 1,35-45.

                                                            


Eis a palavra de Deus colocando diante de nós a vocação para o serviço. Servir pode parecer uma coisa humilhante – talvez tenhamos na memória páginas da história que nunca mais podem ser repetidas, onde o ser humano escravizou o outro ser humano.  Isto é indigno do humano: ser humano escravizando outro ser humano por sua cor da pele, raça etc. Todos somos iguais e irmãos entre nós, independente da cor, raça, condição social etc. E o Evangelho vai, então, numa outra direção, mostrando-nos que servir não humilha a pessoa humana, mas a coloca no plano da verdadeira liberdade. Somente quem é livre consegue servir. Os discípulos Tiago e João, filhos de Zebedeu, querem poder, prestígio e então pedem a Jesus: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda quando estiveres na tua glória!” – Mc 10,37. A pergunta de Jesus, para os dois, talvez os desconserte e vai na direção de “beber do mesmo cálice” e “ser batizado” com o mesmo batismo que Ele. Essas duas metáforas colocam os discípulos na autêntica compreensão do Reino de Deus e na paradoxal lógica da sua participação: seguir Jesus significa trilhar um caminho que passa pelo sofrimento e pela morte. – M. GRILLI, In Ascolto della Voce, 239.

A atitude dos outros discípulos é aquela de indignação com os dois. Mas Jesus mostra que a lógica da vida do discípulo deve ser outra. Não é a lógica dos chefes das nações que oprimem e tiranizam, ou seja, não pode ser a lógica do poder do mundo. Entre os discípulos de Jesus Cristo, o poder é serviço: “...quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate por muitos” – Mc 10,44-45. A missão de Jesus foi interpretada como serviço na sua forma radical e fundamental de sacrifício da vida em favor de muitos. A forma extrema do serviço de Jesus, Sua morte de cruz, vem indicada como caminho para os discípulos de Jesus. Jesus serviu, doando a vida, fazendo da Sua vida um dom de amor pela nossa salvação. Este é o caminho do discípulo de Jesus.

Esta Palavra de Deus quer nos ajudar a viver o poder como serviço, não como autoritarismo. O poder no serviço não implica renúncia ao poder. Basta olharmos a própria autoridade de Jesus. Não existe sociedade sem o exercício do poder. Ele sempre existirá e deverá ser exercido na vida da sociedade e da Igreja. Nossa geração lutou contra o Estado autoritário, viveu a crise do país, talvez como reação a formas de poder autoritário. A maturidade de vida implica um caminho de reconciliação com o poder. Os que o exercem devem ter sempre diante de si “o poder-serviço”, que não oprime a pessoa, mas que a dignifica e a engrandece.’

 

                             PALAVRA O PASTOR

                                O PODER SERVIÇO

                            Dom Paulo Cezar Costa  

                           Arcebispo de Brasília – DF.

 

 Em, 17 de outubro de 2021

Ana Pinto de Miranda Bessa

         À serviço do Senhor!

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário