15.10.21

LUCAS 12,1-7 - O FERMENTO DOS FARISEUS. NÃO TEMER, DAR TESTEMUNHO : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A Igreja celebra a Memória de Santa Teresa de Jesus, Virgem, Doutora. Teresa mulher dotada de extraordinários dons, tanto de espírito quanto de coração, entrou aos vinte anos no Carmelo de Ávila, onde concebeu e realizou a reforma que recebeu o seu nome. Uniu à contemplação uma intensa atividade como reformadora da Ordem Carmelitana. Depois do mosteiro de São José em Ávila, com a autorização do Geral da Ordem, dedicou-se apaixonadamente a outras fundações e pôde estender a reforma também ao ramo masculino. Fiel à Igreja, no espírito do Concílio de Trento, contribuiu para a renovação da comunidade eclesial. Deixou na sua autobiografia e nos seus escritos de espiritualidade um documento de profunda experiência mística. São Paulo VI declarou-a Doutora da Igreja em 27 de setembro de 1970. Liturgia

Caríssimos, nestes tempos de pandemia, muitas informações são anunciadas - dentre estas, que o tal ‘vírus foi criado em laboratório da China que o espalhou; que foi financiado por bilionários ateus que querem reduzir a população mundial e para isso, com moldes ditatoriais aspiram ter o controle sobre todas as pessoas...’.

Nós, que acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Deus e Pai Criador, Uno com Jesus, seu Filho amado – Jo 10,30; Mt 17,5, ao meditar o Evangelho de hoje quando Jesus nos diz - dentre outros, que: ‘Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e  não há nada de oculto que não venha a ser  conhecido’, nos enche de alegria, aviva a nossa fé e aumenta a nossa esperança de que Deus é o Senhor das nossas vidas, pois nos teceu no seio materno – Sl 139,13; nos ama com amor eterno - Sl 136!  Não há o que temer...

                                                                


'Naquele tempo, milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.' Lucas 12,1-7 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor ‘não nos deixa sozinhos e nem se  afasta de nós que a Vós entregamos o nosso coração, sendo luz verdadeira e suporte nos passos de cada um de nós que se coloca na estrada com boa vontade e disposição, reunindo-nos ao redor de Jesus para ouvir suas palavras, com ensinamentos pautados na justiça, para que nossos comportamentos sejam verdadeiros e nossas ações dignas de filhos amados do Senhor – 1Jo 3,1, assumindo com coragem e com fidelidade as vicissitudes da vida’. Amém!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que pelo vosso Espírito fizestes surgir Santa Teresa para recordar à Igreja o caminho da perfeição, dai-nos encontrar sempre alimento em sua doutrina celeste e sentir em nós o desejo da verdadeira santidade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe, pelas nossas famílias e ‘pelos Professores que se dedicam à promoção dos valores humanos e culturais, tornando-os competentes na arte da educação, na labuta diária de uma construção justa e fraterna, marcada com o sabor de Jesus Cristo, pelo compromisso diário de proclamar e escutar a Palavra Santa de nosso Deus’. Amém!

Brasília – DF., 15 de outubro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário