8.10.21

LUCAS 11,15-26 - JESUS E BELZEBU. A VOLTA DO ESPÍRITO IMPURO : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

Quando adolescente, no meio que eu vivia, a existência de demônios para mim, era quase imperceptível... Eu achava que eles ficavam separados em um lugar específico e nós no nosso lugar, mas ao vivenciar amiúde a Palavra de Deus, percebe-se que eles – os demônios, estão próximos, e como tentaram Jesus, também nos tentam sob diversos disfarces...

Adverte-nos Jesus para não sermos surpreendidos por uma pessoa má que por exemplo, venha nos roubar, tomar o que é nosso, Jesus nos pede vigilância – Mt 24,43, e não é só a vigilância de ações de terceiros contra nós, mas precisamos estar vigilantes quanto ao que ouvimos, falamos e como reagimos... Se queremos ser coerentes com o nosso modo de ser, precisamos também ser coerentes com o nosso modo de pensar, de falar, de agir e Jesus assim nos ensina no Evangelho de hoje...

                                                          


'Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.' Lucas 11,15-26

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em Jesus Cristo, vosso Filho Amado – Mt 17,5, nosso Senhor e Salvador – Jo 4,42! Graças Pai, porque Jesus nos aconselha a mantermo-nos unidos com Ele, exercitando nosso conhecimento na verdade que vem de Vós, repelindo toda e qualquer palavra que diante de terceiros, possam nos confundir ao buscarmos testemunhar nossa fé e confiança em Vós! Graças, Pai! Glórias e Louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para ‘recolhermo-nos com Jesus, fonte de nossa força e de sabedoria que precisamos, comungando a sua Palavra, reconhecendo sua presença amorosa e benfazeja no meio de nós, a fim de trilharmos com serenidade o caminho que Ele abre diante de nós porque é nosso auxílio, e perante o mal, é nosso Defensor!’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘nos tornemos instrumentos de um novo tempo, anunciando o Reino de Deus e marcando os caminhos da sociedade com o sabor do Evangelho de Jesus Cristo’, amém!

Brasília – DF., 08 de outubro de 2021 

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário