13.10.21

LUCAS 11,42-46 - CONTRA A HIPOCRISIA RELIGIOSA : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Estudei em Escola e Universidade Pública, e no curso primário as matérias de História, Geografia, a gente decorava e chamávamos de ‘Ponto’. A casa onde morávamos em Cuiabá, fazia esquina com a avenida principal – Presidente Getúlio Vargas e era local do encontro de mais três colegas, e a pergunta era: estudou o ‘ponto’? Então, enquanto caminhávamos em direção à Escola que ficava no Centro, íamos recitando ‘o ponto’; e em sala de aula quando chamada para a Prova Oral o recitava individualmente para a Professora e regra geral, a nota era boa e a gente ficava feliz porque havia agido corretamente...

Meditando o Evangelho de hoje, Jesus diz para os fariseus e mestres da Lei:” Ai de vós...”, depreende-se que eles conheciam a Palavra, mas não a vivenciavam... Estabeleciam obrigações para terceiros, mas eles mesmos, não davam bom exemplo e Jesus os adverte e a nós também se não agirmos honestamente, segundo a vontade de Deus!

                                               


'Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.' Lucas 11,42-46 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque São Paulo aos Romanos 2,6-7 nos ensina que o Senhor ‘retribuirá a cada um de nós segundo as nossas obras. E, para aqueles que, perseverando na prática do bem, buscam a glória, a honra e a incorruptibilidade, o Senhor dará a vida eterna...’. Graças, Pai! Glórias e louvores, a Vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo, refúgio e fortaleza para nossas almas, a fim de permanecermos em Vós, amparando-nos e protegendo-nos de todo o mal. ‘Arrancai de nós toda impiedade e dai-nos a constância na prática do bem, da justiça e do amor!’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe, ‘para não fazermos julgamentos injustos, mas tenhamos a Cristo como medida santa, fiel, verdadeira e fonte de vida’, amém!

Brasília - DF., 13 de outubro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário