2.10.21

MATEUS 18,1-5.10 - QUEM É O MAIOR? : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A Igreja celebra a Memória dos Santos Anjos da Guarda. Esta celebração, introduzida no calendário romano em 1615, nos lembra do ministério benevolente dos anjos ao longo da história da salvação. Os patriarcas, os profetas e todo o povo de Israel experimentaram a providência divina pela mediação dos anjos. Também os apóstolos Pedro e Paulo foram ajudados por eles. Também hoje, eles vigiam, com amor e poder, sobre a vida de cada um de nós. Liturgia

Caríssimos, Jesus acolhia a todos indistintamente, e como é bom sermos bem acolhidos... Quando Jesus diz aos seus discípulos para serem como crianças, depreende-se que Jesus quer que nós nos sintamos a vontade com ele, integrando-nos totalmente no seu modo de ser onde quer que nós estejamos.

A história dos anjos bíblicos sempre me fascinara, ao revelar-nos que Deus existe, que o céu existe e que há uma estrutura hierárquica por merecimento, onde todos se respeitam, todos são felizes, vivenciando o amor e a docilidade do Pai, que ama a todos igualmente...

                                                           


'Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus".' Mt 18,1-5.10

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘nos concedeu a alegria ao enviar-nos vossos anjos para nos protegerem’ e a Igreja nos diz que ‘Desde o início Mt 18,10 até a morte – Lc 16,22, a vida humana é cercada pela proteção – Sl 34,8; 91,10-13 dos anjos e por sua intercessão- Jó 33,23-24; Zc 1,12; Tb 12,12. “Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida” – S. Basílio Magno. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa, na fé, da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Vós, ó Pai.’ CIC 336

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe para que ‘vivamos o significado da acolhida, da hospitalidade e do perdão que superam o egoísmo e mostram os dons de cada um em seus serviços’ em benefício de todos. Amém!

'Santo Anjo do Senhor, meu zeloso Guardador, se a Ti me confiou a Piedade Divina, sempre me rege, guarde, governe e ilumine'. Amém!

Brasília – DF., 02 de outubro de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

            À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário