28.10.21

LUCAS 6,12-19 - ESCOLHA DOS DOZE. CURAS NUMEROSAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 



 

A Igreja celebra a Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos. Simão é cognominado por Lucas de “Zelote” – Lc 6,15; At 1,13, talvez por haver militado no grupo antirromano dos zelotas. É geralmente retratado segurando uma serra, pois segundo a tradição teria sido este o instrumento de seu martírio. Judas é denominado “Tadeu” – Mt 10,4; Mc 3,18 ou “Judas de Tiago – Lc 6,16; At 1,13 e o Novo Testamento conserva uma carta atribuída a ele. É retratado segurando um machado, pois teria sido com esta arma que ele teria sofrido o martírio, juntamente com Simão. Liturgia

Quanto à oração, a minha experiência é dedicar um tempo a Ela, e lembrei quando a nossa filhinha ainda pequena saia à passeio com as amiguinhas vizinhas levadas pelos pais destas, mas caso estivessem demorando para chegar no horário de volta combinado, meu esposo ficava inquieto e eu lhe sugeria: reze, ore.  Eu, quando noite ao me deitar - sou tomada pela insônia, fico orando; o sono chega sem eu sentir e de manhã, estou restaurada. Oro sempre em todas as circunstâncias da minha vida, principalmente quando os acontecimentos independem da minha vontade, faço a minha parte e me acalmo, relaxo... 

Há um dito popular, o 'que não tem solução, solucionado está' e a Fé, nos aconselha a 'deixar ir e deixar Deus agir'. Jesus, no Evangelho de hoje nos dá o exemplo ao escolher seus discípulos para enviá-los em Missão, passa a noite orando, dialogando com o Pai, para fazer o melhor... Se Jesus assim o fez, é um testemunho dele para nós, fazermos também...

                                                         


'Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.' Lucas 6,12-19

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘o Senhor nos reúne como família, dando-nos a graça de sermos “concidadãos dos santos”. Por isso nossa alegria se expande, porque fazemos parte de uma casa alicerçada nos apóstolos e profetas, tendo Jesus como pedra fundamental. Dessa forma, celebrar hoje esses dois grandes Apóstolos é motivo de grande júbilo, porque com seu sangue testemunharam o Senhor e, com seu testemunho, nos abriram portas novas para a vida’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que, pela pregação dos Apóstolos, nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso Evangelho, concedei, pelas preces de São Simão e São Judas, que a vossa Igreja não cesse de crescer, acolhendo com amor novos fiéis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós para que ‘assim como Jesus chamou os Apóstolos e a eles confiou uma Missão, sejamos nós também cumpridores atentos dos Seus ensinamentos, vivenciando-os, testemunhando-os e anunciando-nos onde quer que nós estejamos’.  Ajuda-nos Mãe, a fazermos a vontade do Senhor! Amém!

Brasília – DF., 28 de outubro de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário