11.10.21

LUCAS 11,29-32 - O SINAL DE JONAS : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A história da nossa salvação nos revela que Deus sempre tem seus olhos e sua atenção voltados para nós porque nos criou, nos ama com amor eterno e sempre enviou pessoas para nos testemunhar a sua presença no meio de nós, aconselhando-nos para ouvirmos a sua voz a fim de a acolhermos em nossos corações – Sl 95,8, vivenciando-a, mas, Ele nos dá liberdade de seguirmos o caminho que escolhemos trilhar – Sl 1.

No evangelho de hoje, Jesus admoesta os seus ouvintes porque buscam encontrar nele um sinal, como o sinal de Jonas, ou seja, querem confiar em Jesus racionalmente - conhecer sua ação preliminarmente para nele confiar, mas a pedagogia de nosso Deus e Pai difere da nossa, para que possamos acreditar em Jesus, nos adequar e nos deixar moldar pela sua Palavra.

                                               


'Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.' Lucas 11,29-32

Diz-nos a Igreja que a Ressurreição de Jesus é o sinal eterno da presença de Deus no meio de nós, porque ‘Jesus liga a fé na ressurreição à sua própria pessoa: “Eu sou a ressurreição e a vida” – Jo 11,25. É Jesus mesmo quem, no último dia, há de ressuscitar os que nele tiverem crido – Jo 5,24-25; 6,40 e que tiverem comido seu corpo e bebido seu sangue – Jo 6,54. Desde já, ele fornece um sinal e uma garantia disto, restituindo a vida a alguns mortos – Mc 5,21-43; Lc 7,11-17; Jo 11, anunciando com isso sua própria ressurreição, que, no entanto, será de outra ordem. Deste acontecimento único ele fala como do “sinal de Jonas” – Mt 12,39, do sinal do Templo: Jo 2,19-22 anuncia sua ressurreição, que ocorrerá no terceiro dia depois de ser entregue à morte – Mc 10,34.’ CIC 994

Pai Amado, nós acreditamos, confiamos e esperamos no Senhor e em Jesus Cristo nosso Salvador - Jo 4,42,  e com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ajuda-nos a percebermos, vivenciarmos e testemunharmos a presença amorosa do Senhor, fonte de graças, ‘praticando o amor e convertendo-nos cada dia mais, a uma fraternidade que salva’, amém!

Brasília – DF., 11 de outubro de 2021

Ana Pinto de Miranda Bessa

        À serviço do Senhor


Nenhum comentário:

Postar um comentário