4.11.21

LUCAS 15, 1-10 - PARÁBOLAS DO PASTOR E DA OVELHA, DA MULHER E DA MOEDA : REFLEXÃO DE ANINHA

 





 

A Igreja celebra a memória de São Carlos Borromeu,1538-1584: Arcebispo de Milão, desenvolveu, numa vida relativamente breve, intensa atividade pastoral, consumindo suas energias no empenho ascético, na caridade e na reforma da Igreja... Sua ação reformadora estendeu-se à disciplina litúrgica, à catequese e ao cuidado aos pobres. Sua caridade pastoral se manifestou, especialmente, na famosa peste de Milão. Liturgia

 Jesus nos ensina no Evangelho de hoje, como devemos fazer para ‘amar a Deus e amar ao próximo’ e assim sermos agradáveis ao nosso Deus e Pai que nos criou e nos fez à sua imagem e semelhança; ‘não faz distinção de pessoas e nos convida a agir da mesma forma, com retidão’, acolhendo a todos que se aproximam de nós e vice-versa...

Caríssimos, amo a expressão fazer o bem para amar, edificar, elevar, e quando Deus anuncia a Jesus e ao Espírito Santo: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança...’ – Gn 1,26-27, depreende-se que seja para nos testemunhar que em comunidade, devemos viver a unidade, e assim Jesus - através de parábolas, recomenda àqueles que o criticam...

                                                              


'Naquele tempo, os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. Então Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.’ Lucas 15,1-10

Diz-nos a Igreja, dentre outros, que ‘Jesus convida os pecadores à mesa do Reino: “Não é a justos que vim chamar, mas a pecadores” – Mc 2,17; 1Tm 1,15. Convida-os à conversão, sem a qual não se pode entrar no Reino, depois, em palavras e ações, lhes mostra a infinita misericórdia de seu Pai por eles – Lc 15,11-32 e a imensa alegria que haverá no céu “por um só pecador que se converte” – Lc 15,7. A prova suprema deste amor, será o sacrifício de sua própria vida “para remissão dos pecados” – Mt 26.28. CIC 545

Pai Amado, com toda a Igreja, nós vos rogamos: ‘Conservai, ó Deus, no vosso povo o espírito que animava São Carlos Borromeu, para que a vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar ao mundo a verdadeira face do Cristo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pela ‘Igreja para que siga no mundo sendo sinal de igualdade, acolhida e justiça para com todos, e força de esperança para conduzir a Vós’. Rogai Mãe, ‘para que os povos caminhem sob o clarão da luz do Senhor, promovendo a unidade, a fraternidade e a paz’. Amém!

Brasília – DF., 04 de novembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

                À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário