30.11.21

MATEUS 4,18-22 - CHAMADO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS : REFLEXÃO DE ANINHA




 

 A Igreja celebra a Festa de André Apóstolo. André, era discípulo de João Batista, seguiu Jesus, quando o Precursor o apontou como “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” – Jo 1,35-40. A Pedro, seu irmão, comunicou-lhe a descoberta do Messias – Jo 1,41-42. Ambos foram chamados pelo Mestre à beira do lago para se tornarem pescadores de homens – Mt 4,18s. No sinal da multiplicação dos pães é ele quem apresenta a Jesus o menino com os cinco pães e os dois peixes – Jo 6,8s. Junto com Filipe, informa que alguns gregos querem ver Jesus – Jo 12,20s. Segundo a tradição, foi crucificado em Patrasso e é venerado, particularmente, na Igreja grega. Sua memória a 30 de novembro é lembrada por todos os calendários, sejam orientais ou ocidentais. Liturgia

 André, com seu irmão Pedro e os amigos Tiago e João, foram os quatro primeiros discípulos chamados por Jesus, que abandonaram tudo, e com os demais, nos testemunharam que Jesus verdadeiramente é o Filho de Deus, a quem efetivamente seguiram e nós também, estamos a seguir... E, como naquele tempo, Cristo e seus seguidores sofreram perseguições, atualmente de forma acintosa - a tal ‘nova ordem’ – composta por milionários ateus, querem excluir de nossas vidas a nossa fé em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador – Jo 4,42 e em Deus Pai nosso Criador; e, como cristãos que somos, se necessário for - como os discípulos e missionários de Jesus, defenderemos também com a nossa própria vida, a nossa fé!

Caríssimos, minha mãe Carmem, foi uma mulher de oração – participava da Santa Missa aos domingos no primeiro horário, cedinho; levantava diariamente às quatro da manhã - acendia uma vela e rezava de joelhos. Essa imagem tenho gravada em minha memória, em meu coração... E, assim como os discípulos deixaram-nos seus testemunhos de fé no Senhor,  a atitude de minha Mãe quanto ao seu amor por Jesus em vista da sua devoção e fidelidade a Deus, foram um testemunho de vida para mim e procuro imitá-la!

                                                        


'Naquele tempo, quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai, Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. Eles, imediatamente, deixaram a barca e o pai e o seguiram.' Mateus 4,18-22

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em Jesus Cristo vosso Filho amado em quem o Senhor se compraz – Mt 3,16-17! Graças Pai, porque a Igreja nos ensina que ‘celebrar os apóstolos do Senhor é sempre um convite a uma manifestação firme da nossa fé. Eles, que testemunharam com suas vidas a Palavra do Mestre, foram – com o anúncio e as obras – sinais vivos da vossa força Pai, no meio das primeiras comunidades’, que se estenderam até nós e que nos cabe preservar... Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja ‘Nós vos suplicamos, ó Deus onipotente, que o Apóstolo Santo André, pregador do Evangelho e pastor da vossa Igreja, não cesse no céu de interceder por nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pela Igreja para que o Papa, os bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas sejam fortalecidos em sua missão e em sua vocação, para que a Palavra de Jesus seja levada e testemunhada com exemplos e ações de amor - força viva da missão que o Mestre lhes confiou, sendo sal da terra e luz do mundo.’ Amém!

Brasília – DF., 30 de novembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa

               À serviço do Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário