29.11.21

MATEUS 8,5-11 - CURA DO SERVO DE UM CENTURIÃO : REFLEXÃO DE ANINHA

 





As redes sociais, dentre outros, nos trazem informações importantes da atualidade e nos conecta às novidades que estão acontecendo... No tempo de Jesus as pessoas anunciavam os bons feitos de Jesus falando umas às outras e quando precisavam dele iam até ele e ele as acolhia...

Sabemos que Deus é amor – 1Jo 4,8.16 e Jesus Uno com Deus – Jo 10,30, é amor; e o amor multiplica o bem... No Evangelho de hoje, Jesus ao acolher o centurião - nos testemunha que ele não faz acepção de pessoas e ao prometer curar o empregado daquele, age com sensibilidade pela fé e humildade demonstradas pelo centurião,  para nos revelar que compreende a nossa angústia e atende o nosso pedido, porque é manso e humilde coração – Mt 11,29.

                                                      


'Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.' Mateus 8,5-11.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, percebe-se que ‘a fé do servo do oficial romano deixa Jesus admirado e tal admiração demonstra como aqueles que vêm de fora abrem-se à sua Palavra, contrastando com os que são “de casa” – os judeus. Esse ensinamento é belo e nos convida, neste tempo novo de Advento, a fazermos o exercício de uma vida nova, marcada pela esperança e pela fé em Vós que nos salva, enviando seu Filho ao nosso meio e nos devolvendo a alegria que precisamos para viver e caminhar confiantes’. Graças, Pai! Glórias e louvores à Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Senhor nosso Deus, dai-nos esperar solícitos a vinda do Cristo, vosso Filho. Que ele, ao chegar, nos encontre vigilantes na oração e proclamando o seu louvor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelos povos do universo para que se abram à Boa Notícia que Deus nos traz, a fim de que a chegada de Jesus seu Filho amado – Mt 17,5, transforme o mundo e o prepare para a riqueza de seus dons, cumulando de paz nossos corações’. Amém!

Brasília – DF., 29 de novembro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário