12.11.21

LUCAS 17,26-37 - COMO NOS DIAS DE NOÉ E DE LÓ : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a Memória de São Josafá Bispo e Mártir. São Josafá nasceu na Ucrânia aproximadamente em 1580, de pais ortodoxos; aderiu à Igreja Rutena unida a Roma durante a juventude. Ingressou na Ordem Basiliana e foi posteriormente nomeado arcebispo de Polok. Trabalhou incessantemente pela promoção religiosa e social dos povos e pela unidade dos cristãos. Foi martirizado na Bielorrússia em 12 de novembro de 1623. Liturgia

Caríssimos, meditamos ontem que a vinda do Reino de Deus não virá ostensivamente, porque está entre nós; e no Evangelho de hoje, Jesus faz uma retrospectiva quando ocorreu o dilúvio no tempo de Noé, Gn 6-8; e o fogo de enxofre em Sodoma no tempo de Ló - Gn 19,1-29 primo de Abraão, e que assim acontecerá também, nos dias do Filho do Homem!

Vivemos um tempo onde alguns milionários empoderados querem mudar o modo de ser e de viver da humanidade, com a implantação de uma nova ordem mundial sem Deus; e, as citações de Jesus testemunham a reação do nosso Deus Pai Criador para com aqueles que o ignoraram no passado; e, tristemente podemos constatar que o ateísmo está sendo implantado no mundo...

                                                            


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. Lembrai-vos da mulher de Ló. Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será tomada e a outra será deixada. Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”'. Lucas 17,26-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘Jesus deixa entrever em suas palavras que devemos estar preparados para o dia de sua volta. Se nos comportarmos dignamente e buscarmos sempre o Senhor com nossas vidas, nada temos a temer’. Ajuda-nos Pai a apreciarmos os bens temporais, mas sem perder de vista, os bens eternos! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Suscitai, ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impeliu o Bispo São Josafá a dar a vida por suas ovelhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelos povos para que reconheçam o Senhor Deus criador, Pai de Misericórdia, louvando e agradecendo pela vida e pelos bens que a natureza nos oferece, preservando-a e cuidando de suas riquezas’. Amém!

Brasília – DF., 12 de novembro de 2021

     Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário