22.11.21

LUCAS 21,1-4 - A OFERTA DA VIÚVA : REFLEXÃO DE ANINHA

 





A Igreja celebra a memória de Santa Cecília, Virgem e Mártir, sofreu o martírio em meados do século III, em Roma. Seu culto difundiu-se rapidamente e foi-lhe dedicada uma Basílica próxima do Vaticano. Seu nome é mencionado no Cânon Romano. É venerada como a padroeira da música e do canto sacro. Liturgia

Caríssimos, meditando a Palavra de hoje me veio a memória o nascimento de Jesus em um pobre alojamento, e sua Mãe o colocou em uma manjedoura – Mt 2,1-7.   Jesus adulto, após escolher e chamar os seus discípulos, ensinou-lhes ‘o preceito do desprendimento das riquezas como sendo obrigatório para se entrar no Reino dos Céus’. Foi crucificado e morto numa cruz e sepultado em um túmulo que não era da sua família – Mt 15,42-47. Isso posto, constata-se que verdadeiramente, Deus provê as nossas necessidades...

No Evangelho, quando a viúva ofertou suas duas únicas moedas, Jesus a elogiou, mostrando aos seus discípulos que ela ofertou mais do que todos, e depreende-se desta ação da viúva, que ao ofertarmos ao Senhor - à sua Igreja, ao pobre, ao necessitado, o pouco que temos, estaremos sendo agradáveis a Deus e Ele o multiplicará para nós!

                                                       


'Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disto, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.' Lucas 21,1-4

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque podemos testemunhar que quando damos a nossa oferta com carinho e desprendimento, o bem nos vem multiplicado, em saúde, tranquilidade e reforço em nossa renda... E, ‘assim como a viúva ofereceu tudo o que possuía para o tesouro do templo, Jesus a vê e ela é louvada por Ele porque a vida dela, encontra-se nas mãos de Deus’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, sede favorável às nossas súplicas e dignai-vos atender as nossas preces pela intercessão de Santa Cecília. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe a fim de compreendermos ‘que oferecer a Deus o que nos sobra não é uma atitude digna, mas devemos procurar, sempre, ofertar aquilo que temos de modo agradecido, porque Deus não se cansa de derramar sobre nós, os seus dons com abundância’; sejamos, pois, generosos, porque o Senhor tudo vê e tudo sabe – Sl 139. Amém!

Brasília – DF., 22 de novembro de 2021

       Ana Pinto de Miranda Bessa         

                 À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário