13.11.21

LUCAS 18,1-8 - O JUIZ INÍQUO E A VIÚVA IMPORTUNA : REFLEXÃO DE ANINHA

 





No Evangelho de hoje, Jesus ao contar a parábola sobre a atitude da viúva para com o juiz iníquo, nos ensina que devemos perseverar na oração até que o Senhor nos inspire, nos mostre, nos traga uma solução para resolvermos aquilo que necessitamos.

Lucas também relata  além do caso da viúva e o juiz, o caso do ‘amigo importuno’ – Lc 11,5-13 e do ‘fariseu e o publicano’ – Lc 18,9-14, quando Jesus nos revela que Deus sempre acolherá os nossos pedidos, em todas as circunstâncias de nossas vidas, porque ‘Deus nunca desampara quem nele coloca sua esperança’ - Sl 37,25.

Em minha família, nestes 76 anos de vida que hoje comemoro com meus amados, soluções inesperadas benéficas sempre aconteceram e acontecem em nossas vidas, porque ‘estamos sob a proteção do Senhor, nosso Deus e Pai’ – Sl 91! Gratidão eterna aos meus pais Pedro e Carmem, e como anjos - Mt 22,30, estejam a contemplar a face do Senhor!

                                                         


'Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: “Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”' Lucas 18,1-8

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para com cada um de nós que necessita da vossa ajuda... Graças Pai, ‘porque Jesus nos ensina a força da nossa oração a Vós, porque se aquela viúva da parábola de hoje foi atendida por um juiz mau, muito mais seremos atendidos por Vós que sois justo e misericordioso, nos ama com amor eterno e quer o nosso bem’. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que tenhamos sempre em nossa mente e em nosso coração, que ‘assim como no passado Ele protegeu o povo antigo – Sb 19,7-9, hoje nos protege e nos dá o seu amor.’ Ajuda-nos Mãe, a sermos obedientes ao Senhor, orando com confiança, certos de que sua bondade abraça a todas as criaturas. Amém!

Brasília – DF., 13 de novembro de 2021

      Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário