11.11.21

LUCAS 17,20-25 - A VINDA DO REINO E O DIA DO FILHO DO HOMEM : REFLEXÃO DE ANINHA

 




 

A Igreja celebra a Memória de São Martinho de Tours, Bispo. São Martinho 316-397 era ainda catecúmeno quando fez uma experiência de Cristo no seu irmão pobre ao dar-lhe metade de seu manto. Após receber o Batismo, fundou um mosteiro e foi mais tarde ordenado sacerdote e bispo. Exerceu intensa atividade apostólica com a ajuda dos monges da época e deixou importantes obras de cunho pastoral, litúrgico e monástico. É o primeiro santo não-mártir a ser celebrado liturgicamente e seu culto goza de grande popularidade em vários países. Liturgia

Caríssimos, a fé, a confiança e a nossa entrega ao Senhor trazem ao nosso coração e à nossa mente uma tranquilidade que nos faz perscrutar silenciosamente o nosso interior, o âmago do nosso ser, quando então sentiremos serenamente que o Espírito Santo do Senhor está a nos proporcionar o repouso que buscamos, quer em casa, na Igreja, no trabalho, onde estivermos, abandonemo-nos ao amor de Deus, à brisa suave e leve que dele vem...

No Evangelho de hoje, quando Jesus diz que o Reino já está no meio de nós, tratava-se dele mesmo e temos a sua promessa – quando Ressurreto, na sua ascensão ao Pai, disse aos seus Apóstolos - e os seus testemunhos são verdadeiros e de todas as pessoas que estiveram com ele: “E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” – Mt 28,20!  Amados e amadas do Senhor, ‘Não há o que temer, e nem desanimar: Deus está conosco - Sl 46, o Emanuel - Mt 1,23'.

                                                                 


'Naquele tempo, os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem no seu dia. Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.' Lucas 17,20-25 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em Vós e em Jesus Cristo vosso Filho amado – Mt 17,5, nosso Salvador – Jo 4,42! Graças Pai, porque Jesus ‘nos explica que Ele “não vem ostensivamente” – Lc 17,20, mas é sutil e precisa ser reconhecido pelos corações que estão abertos e receptivos à vossa Palavra. E, assim como nos ensina a sabedoria, receber o Reino é saber reconhecê-lo nos pequenos, nos pobres, nos aflitos e naqueles que mais precisam de amparo e consolo’. Ajuda-nos Senhor, a fazer a vossa vontade! Graças Pai, Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e a morte do Bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo’. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe e pelas ‘nossas comunidades para que saibam partilhar a vida, tornando presente um reino de paz e harmonia, desejado pelo coração do Senhor, para cada um de nós’. Amém!

Brasília – DF., 11 de novembro de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário