13.7.15

ACOLHER O ENVIADO É ACOLHER A QUEM ENVIA - MATEUS 10,34-11,1 - REFLEXÃO DIÁRIA




Assim como o bom perfume - por ter um bom fixador, exala  suave e agradável odor..., assim a Palavra do Pastor, nos traz o ‘odor da santidade ‘ de um Amor que  ama, acolhe, cuida, instrui ..., e por isso  precisa ser anunciada,  compartilhada ...

Disse, Dom Waldemar  : ‘É chegada a hora da missão!  Nós, do mesmo modo que os primeiros discípulos de Jesus, tendo celebrado a Páscoa e Pentecostes, recebemos um mandato missionário. Jesus não quer improvisar esse novo envio. Primeiramente ele nos instrui e nos prepara, nos forma para a importante, a mais importante meta da vida de batizados: oferecer aos contemporâneos o testemunho do Senhor. E há uma promessa para os que o fazem: “Todo aquele, portanto, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus” – Mt 10,32.

O capítulo décimo do evangelho segundo Mateus nos apresenta o Discurso Missionário de Jesus. Em apenas um capítulo encontramos condensada a doutrina  de Jesus a respeito da missão. Trata-se de uma realidade a ser vivida no amor aos outros, livre do apego a si mesmo. Ninguém vive como missionário se tem diante dos olhos os interesses pessoais. Ao contrário, os enviados pelo  Senhor passam pela escola do despojamento em relação aos bens deste mundo: “Não leveis ouro, nem prata, nem cobre nos vossos cintos, nem alforje para o caminho, nem  duas túnicas, nem sandálias, nem cajado’. A escola do despojamento gera a confiança em Deus e nos irmãos:”...pois o operário é digno de seu sustento” – vv.9-10.

E qual mensagem os missionários de Jesus devem anunciar? O próprio Senhor indica: “O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia: o que vos digo aos ouvidos, proclamai-o sobre os telhados” – v. 27. A Igreja – que existe para evangelizar – anuncia ao longo dos tempos a própria mensagem recebida do Mestre. Cada um dos filhos da Igreja, nela instruído nas verdades do Cristo, é chamado a cooperar na obra da salvação de toda a humanidade.
                                    

Somente a partir de tal compreensão, podemos ouvir com razoável serenidade as palavras que Jesus nos dirige no evangelho de hoje ... Ele nos diz: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” -  v.37. Caso o caminho da Vida  nos coloque em uma situação de escolha entre as pessoas que mais amamos e Jesus, devemos permanecer unidos a ele. De fato, se o fizermos, estaremos indicando assim o mesmo caminho da Vida aos que amamos; pai e mãe, irmãos, irmãs, esposo ou esposa, amigos e colegas. O amor maior por Jesus garante que nosso grande amor pelos nossos permanecerá sendo benéfico para eles, orientando os relacionamentos por estradas que conduzem  às fontes da vida, da verdade e do bem.

Aliás, Jesus nos pede mais: a liberdade em relação à nossa própria vida. “Quem procura conservar a sua vida vai perde-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontra-la – v.39. Libertos pelo amor a Cristo, tornamo-nos livres para a missão e fonte de benção, de recompensa para todos os que nos acolhem em suas vidas.  Eis a garantia do Senhor: “Quem vos recebe a mim recebe”! v.40’

'JESUS É DIGNO  DO AMOR MAIOR ' – Junho de 2011
     Dom Waldemar Passini Dalbello
Administrador Apostólico da Arquidiocese de Brasilia – DF.

 Em 03.12.2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Coadjutor da Diocese de Luziânia - Goiás.

      Brasília-DF., 13 de julho de 2015
            Ana Miranda Bessa

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário