4.7.15

SOBRE JEJUM E VINHO NOVO - MATEUS 9,14-17 - REFLEXÃO DIÁRIA




Uma amiga, gosta de comer mamão papaia no café da manhã e me disse que ela não abre mão disso ... Eu gosto muito de tapioca que eu mesma preparo, mas se não tem tapioca, como pão, biscoitos, o que tiver.
                                      

Jesus no evangelho de hoje responde a uma pergunta feita pelos discípulos de João Batista:  “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.”
 Mt 9,14-15

Eu jejuo às sextas – feiras, trocando o meu almoço normal por um pão francês e água e o meu lanche das quinze horas, por outro pão com um cafezinho descafeinado.
É pouco? Sim, eu gostaria de fazer muito mais, mas como já passei dos sessenta, me alegro muito com esse pouquinho que faço, e o Senhor me dá forças para eu poder renunciar a refeição principal – o almoço!

Faço este pequeno jejum com muita alegria; amo comer pão e é o mínimo que posso dar ao Senhor pelo muito que Ele faz para mim e para os meus queridos...
O Livro do Padre e hoje Monsenhor Jonas Abib da Canção Nova sobre O Jejum, me motivou há anos e persevero até hoje, graças a Deus!

O meu jejum não é igual  ao dos  discípulos  de João Batista, como também dos fariseus,  que praticavam jejuns superrogatórios, a fim de,  por sua piedade, apressar a vinda do Reino – Lc 18,12.’  E O Reino já está no meio de nós: é Jesus!

Em todas as refeições eu dou graças ao Senhor e nas sextas-feiras, além da Ação de Graças, eu ofereço o meu jejum a Deus, como um sacrifício de louvor!

E Jesus conclui sua resposta: "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam, o vinho se derrama e os odres se perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam".
 Mt 9,16-17

Vinho novo, vinho velho, cada um no seu regaço e assim podem caminhar lado a lado e cada um tem o seu lugar!
 Jesus veio trazer Vida Nova ... Vinho Novo ... Alegria.., como em Pentecostes At 2,13.

Meditando isso tudo ... meu coração é inundado por essa alegria da presença de Deus em nossas vidas ... Deus é  Misericordioso e cheio de Clemência, não está sempre a nos repreender e nem eterno é o seu ressentimento – Sl 103,8.  Deus é maravilhoso para nós... Nós somos felizes graças a Ele nosso Senhor Deus e Pai.
'Deus é bom... Ele conhece aqueles que nele se refugiam... Na 1,7 '.  Glórias e louvores a Vos, Senhor!

Caríssimos, mamão, pão, tapioca, jejum, roupa nova, roupa velha, vinho novo, vinho velho, nada disso é mais importante que o Pão Vivo descido do Céu: Jesus Cristo, nosso Deus e Senhor, que com ‘o Pai e o Espirito Santo vive e reina para sempre amém!’

Que amemos o Senhor Nosso Deus e Pai acima de todas as coisas e amemos o nosso próximo como a nós mesmos, é a Lei que mais nos aproxima do Senhor!

Que Nossa Senhora, Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogue ao Nosso Deus e Pai  por nós para que saibamos ‘discernir o que é essencial do que é secundário em nossas vidas.’ Amém.

            Brasília- DF.,  04 de julho de 2015

                       Ana Miranda Bessa

                   





Nenhum comentário:

Postar um comentário