11.7.15

TESTEMUNHAR SEM MEDO - MATEUS 10,24-33 - REFLEXÃO DIÁRIA




Deus é Justo e Misericordioso!
Em nossa vida temos dois caminhos a seguir, e a decisão é nossa: o caminho dos justos e dos ímpios como estão no Salmo  1 e 2 , ‘que se apresentam como prefácio do Saltério, resumindo sua doutrina moral e ideias messiânicas...’

Hoje Jesus nos fala que devemos temer ‘aquele que pode destruir a alma e  o corpo no inferno’, leiamos o que  nos narra Mateus:

‘Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!’



‘Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!’ Mt 10, 24-28


Diz-nos os teólogos que ‘Jesus não podia transmitir sua mensagem senão de maneira velada, porque os seus ouvintes não podiam  compreende-la – Mc 1,34 s – e porque ele mesmo não tinha ainda  acabado a sua obra, morrendo e ressuscitando.’

‘Mais tarde, seus discípulos poderiam e deveriam proclamar tudo sem medo nenhum ... os discípulos não devem imitar a hipocrisia dos fariseus; tudo o que quisessem ocultar acabaria por ser conhecido do mesmo modo. Assim, o que importava é que falassem abertamente.’

‘Tanto o corpo como  a alma significam a pessoa inteira, o corpo mais no seu aspecto exterior, a alma, na dimensão da vida que Deus propicia...ou destruí, no caso dos que se rebelam contra ele.’ Rodapé Bíblia

'Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.'

Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Mt 10, 29-33

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ O discípulo de Cristo não deve apenas guardar a fé e nela  viver, mas também professá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la: “Todos devem estar prontos a confessar Cristo perante  os homens, segui-lo no caminho da Cruz entre perseguições que nunca faltam à Igreja...’ CIC 1815

Caríssimos, Jesus é muito claro naquilo que Ele disse aos discípulos e à nós também: caminhemos  pois no caminho da Misericórdia Divina porque o  caminho da Justiça do Senhor – pelas maldades que praticamos nesta vida -  poderá nos privar de O encontrarmos ...

Não tenhamos medo, diz-nos Jesus: até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados...
Que Jesus nos ajude, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida – que é eterna -, e preserva a nossa alma,  para que um dia com Ele, estejamos O adorando, eternamente, em  Sua Glória! Amém!

Que Maria, caminhe conosco e rogue a Deus por nós...
Que miremos em São Bento – Abade e Pai dos Monges, e estejamos centrados na oração e no trabalho e tudo fazendo às claras, sem mentiras, egoísmos, hipocrisias... Amém!

            Brasília-DF., 11 de julho de 2015
                       Ana Miranda Bessa
  
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário