20.7.15

O SINAL DE JONAS - MATEUS 12,38-42 - REFLEXÃO DIÁRIA






Eu estava com quase  cinco anos de idade quando meu pai faleceu...

Morávamos na Usina Ressaca em Cáceres – Mt., e mamãe deixou-me com a babá para ir á pé a  uma colônia próxima, em busca de gêneros alimentícios...

Lembro-me que eu queria ir com a minha mãe, porque grande deveria ser a minha angústia pelo falecimento recente do meu Pai... A babá me distraiu, mas assim que ela me deu uma chance de fuga, saí correndo atrás de minha mãe, sem que a babá o percebesse...

O caminho, era estrada de terra e havia uma cancela-divisa entre as terras da Ressaca e a Colônia... Passei pela cancela, mas o caminho estava com arbustos por cortar e pela minha altura, em relação aos arbustos, aqueles,  me pareciam uma mata fechada e sentindo medo, parei e vi à minha esquerda, uma alta Cruz de madeira clara, o que era um contraste estupendo naquele lugar...

Algo tocou meu coração que me fez voltar, consciente de que eu não deveria prosseguir e retornei para casa: foi como se alguém me dissesse com voz mansa e cheia de ternura, ‘volta’... e assim fiz.

Quando os israelitas saíram do Egito, o Anjo do Senhor ia a frente deles com um nuvem que os protegia do calor, e iluminava a noite escura...

Os sinais de Deus são evidentes na história da nossa salvação  e Jesus nos fala do sinal de  Jonas – ‘... que era célebre junto  aos judeus,  pela sua libertação miraculosa, bem mais do que pela sua pregação aos pagãos em Nínive ...’:

‘Naquele tempo, alguns mestres da Lei e fariseus disseram a Jesus: “Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti”. Jesus respondeu-lhes: “Uma geração má e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.’

‘Com efeito, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra.’ Mt 12,38-40

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘A Morte de Cristo foi uma Morte verdadeira enquanto pôs fim à sua existência humana terrestre. Mas devido à união que o seu corpo manteve com a pessoa do Filho, não estamos diante de um despojo mortal  como os outros, pois “a virtude divina preservou o corpo de Cristo da corrupção “ -  Sto.Tomás de Aquino. Sobre Cristo pode-se ler ao mesmo tempo: “Ele foi eliminado da terra dos vivos” – Is 53,8, e: “Minha carne repousará na esperança, porque não abandonarás minha alma no Hades, nem permitirás que teu Santo veja a corrupção” – At 2,26-27; Sl 16,9-10. A Ressurreição de Jesus “no terceiro dia” – 1 Cor 15,4;Lc 24,46; Mt 12,40; Jó 2,1; Os 6,2 – foi a prova disto, pois se pensava que a corrupção se manifestaria a partir do quarto dia – Jo 11,39.’ CIC 627


                                                                             
E Jesus continua:  ‘No dia do juízo, os habitantes de Nínive se levantarão contra essa geração e a condenarão, porque se converteram diante da pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas.’

‘No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará contra essa geração, e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão”.’ Mt 12,41-42

Dois sinais evidentes de Deus, que preservaram a minha integridade física, aconteceram em minha vida: aos cinco anos que contei acima e  aos dezoito anos, que já testemunhei aqui. E tem mais ...

Como um pai tem cuidado com seus Filhos, Nosso Deus e Pai, tem cuidado de nós e Jesus é a maior prova, o maior sinal desse amor incondicional que o Senhor Nosso Deus e Pai tem por cada um de nós, e Jesus veio para nos reconciliar com o Pai e essa reconciliação depende de uma mudança de vida, por isso Jesus nos fala da conversão dos ninivitas que ouvindo Jonas, mudaram seus hábitos, seus costumes...

Senhor Jesus, sinal de Deus para a nossa vida, converta o nosso coração, o nosso modo de ser e de agir!  Pai Santo, Pai Amado, abre os nossos olhos, o nosso interior, o nosso coração, mente, alma, para discernir a vossa vontade em nossas vidas!

Pai Amado, Pai querido, em Cristo Jesus, que vos chama Paizinho, ensina-nos a sermos dóceis como as crianças que Vos  ouvem e Vos obedecem!  Pai Santo,  envia-nos o vosso Santo Espírito para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria, todos os dons, virtudes e frutos! 

Paizinho, queremos  ser sinal do vosso amor a começar em nossas casas e onde quer que nós estejamos. Senhor Jesus, onde estivermos,  queremos irradiar o vosso amor:  queremos ser sinais de bondade, de paz,  de direito e de justiça, de vida, de luz, de ternura, de alegria para os nossos irmãos ...

Que Maria, vossa Mãe Jesus e nossa, nos ajude a sermos sinais do amor de Deus como ela o foi para Isabel e para  o mundo!

Graças Senhor Jesus!!! Somos vossos Senhor, e queremos fazer a vossa vontade. Amém!

          Brasília-DF., 20 de julho de 2015

                    Ana Miranda Bessa


               

Nenhum comentário:

Postar um comentário