22.7.15

MARIA MADALENA - JOÃO 20,1-2.11-18 - REFLEXÃO DIÁRIA





Meu pai, no século passado, na década de quarenta foi um desbravador de terras virgens, com grandes matas, em  Mato Grosso,  trabalhando para sustentar a família e faleceu a serviço de uma causa, de um projeto que foi concluído por terceiros...

Moisés não entrou na terra prometida, mas a visualizou de longe, cabendo a Josué a missão de dar continuidade ao projeto de Nosso Deus e Pai.

João Batista foi decapitado porque falava a verdade ... Jesus, por anunciar a Boa Nova do Reino de Deus, foi flagelado, crucificado, morto e sepultado, mas ressuscitou no terceiro dia...

A Igreja do Senhor faz memória de ‘ Santa Maria Madalena – discípula de Jesus, na Palestina no século primeiro. Segundo o Evangelho de João, foi a primeira testemunha da Ressurreição de Jesus e grande  colaboradora em sua missão, seguindo-o até a cruz. Exemplo de fé e de dedicação ao evangelho, procurou retribuir ao Senhor o sublime amor dele recebido.’ Liturgia

Narra-nos,  João:  'No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 

'Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo.Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.'                  

'Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

'Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabunni” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.’ Jo 20,1-2.11-18

A história de Maria Madalena nesta passagem do evangelho, como em um filme, me fez ver quantos desbravadores de Deus  contribuíram para que nós hoje, comodamente, pudéssemos usufruir da salvação que nos é concedida pelo Nosso Deus e Pai em Cristo Jesus e que, infelizmente,  ainda  existam  neste momento em outros países tais desbravadores de Deus que são martirizados porque querem levar a verdade e a alegria de Jesus àqueles que ainda não as conhecem!

Fico a imaginar a alegria de Maria Madalena quando, ouvindo Jesus dizer-lhe : “Maria!" seu coração  O reconheceu... A alegria de Maria em levar a Boa Nova aos discípulos de Jesus, me fez lembrar também Nossa Senhora quando foi visitar Isabel e Isabel lhe disse: “... Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.” Lc 1,39-45 . E, Maria a Mãe de Jesus, disse: “ Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,...” Lc 1, 46 ss

Caríssimos, a fé e a perseverança de Maria Madalena me fascinam e são, um testemunho do amor que ela sentia por Jesus!

Quando vamos ao encontro de  Jesus ... Quando queremos encontrar Jesus, ele vem ao nosso encontro, como  nos diz  Cântico 3,1-4 e nos diz hoje,  o Evangelho de João! Maravilha de Deus! Feliz e abençoada Maria Madalena  que como João, o amado do Senhor, mereceram do Senhor a alegria da Boa-Nova da Ressurreição, e a ternura e o carinho de partilhar o amor da Mãe do Senhor na nobre missão de recebe-La, em sua casa Jo 10,25-27,  respectivamente.

Jesus amado, Jesus querido,  nesta certeza de vossa presença no meio de nós - Mt 28,20 ,  nós vos louvamos  e vos glorificamos com toda a força de nosso ser, da nossa alma e do nosso Espírito! Nós vos louvamos Deus de Amor pela alegria que nos dás com a vossa presença, em especial na Santa Eucaristia, na comunhão de vosso Corpo e Sangue, Fortaleza para perseverarmos no nosso dia-a-dia... Graças, Senhor!

Senhor Jesus, queremos vos servir, queremos ser desbravadores do Senhor, discípulos e missionários  vossos Senhor, para que como Maria Vossa Mãe Bendita, vos levemos aos nossos irmãos e como Maria Madalena, vos anunciemos e testemunhemos aonde quer que nós estejamos!

Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
Amém!

        Brasília-DF., 22 de julho de 2015
               Ana Miranda Bessa

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário