2.7.15

CURA DE UM PARALÍTICO - MATEUS 9,1-8 - REFLEXÃO DIÁRIA






O acolhimento cordial, sincero, fraterno e amigo é uma alegria que invade o nosso coração e nos deixa tranquilos, felizes e serenos, e se  por algum motivo algo  ainda nos tolhe porque ainda  não nos  sentimos a vontade, quando ouvimos a palavra ‘coragem’, ‘não temas’, ‘tem confiança’, todo medo, receio se esvai porque nos sentimos amados...

Acolher bem a quem chega, não só em nossa casa, mas em lugares públicos, é dom de Deus e Jesus assim fazia com quem O procurava, como  fez em Cafarnaum onde residia.

                                    


E  nos narra Mateus no evangelho de hoje:
‘Naquele tempo, entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Mt 9,1-3

‘Jesus leva em conta  primeiro a cura da alma, depois a do corpo e não realiza esta senão em vista daquela. Mas essa afirmação já encerrava a  promessa de cura, pois que as enfermidades eram consideradas a consequência de pecado cometido pelo doente ou pelos seus pais – Jo 5,14; 9,2.’ Rodapé Bíblia

Amo o salmo 103 – Deus é Amor, que recito todas as manhãs,  e no versículo 3  Davi cantou que ‘Deus é quem perdoa os nossos pecados e cura as nossas enfermidades’, e o Nosso Deus e Pai, enviou  seu amado Filho Jesus  para  perdoar os nossos pecados e reconciliar-nos com o Pai  e também, para  curar as nossas doenças , nos  libertar de todo o mal,  e Jesus, estendeu aos seus discípulos – Mc 16,15 s, e por tão grande graça,  nós   podemos contar com Jesus sempre, porque ‘Ele está conosco todos os dias, até a consumação dos séculos -  Mt 28,20’.  Amém!

Muitas vezes, o obscurantismo nos cega e  ficamos fechados em nós mesmos  ... ‘Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes  esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?’  Mt 9,3-5

E diz-nos os Teólogos: ‘Em si, perdoar os pecados da alma é mais difícil do que curar o corpo; mas é mais fácil dizer, porque isso não pode ser verificado  exteriormente .’  – Rodapé Bíblia. O poder de curar é sinal do Poder Divino de perdoar os pecados e Jesus como Filho de Deus, tem esse poder .

E Jesus conclui:  ‘Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens.’   Mt 9,6-8

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘Somente a fé pode aderir aos caminhos misteriosos da onipotência de Deus. Esta fé gloria-se das suas fraquezas a fim de atrair sobre si o poder de Cristo – 2 Cor 12,9; Fl 4,13.  Desta fé, a Virgem Maria é  o modelo supremo, ela que acreditou que “nada é impossível a Deus – Lc 1,37 e que pôde engrandecer o Senhor, “ O Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor, seu nome é Santo” – Lc 1,49.  CIC 273

Caríssimos, que possamos cantar com Maria a Mãe de Jesus e nossa: glórias e louvores a Vos, Senhor! 
Graças Senhor Nosso Deus e Pai porque conheces as nossas fraquezas... Conheces os nossos corações e a profundidade de nosso ser !!!

Jesus amado, nosso Senhor e nosso Deus, nós cremos,  mas aumenta a nossa fé e dá-nos ‘coragem’ Senhor!
 Alma nova, coração novo, saúde para o nosso corpo, para vos seguir e servir com alegria e com ânimo renovado! 

Vem Senhor Jesus: inunda-nos com o vosso amor e enche-nos do vosso Santo Espírito, para  sermos fraternos e solidários e acolhermos com amor os nossos irmãos mais necessitados.

          Brasília-DF., 02 de julho de 2015
                 Ana Miranda Bessa

             
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário