12.7.15

CHAMADOS E ENVIADOS EM MISSÃO - MARCOS 6,7-13 - REFLEXÃO DO PASTOR




'Deus chama e envia em missão os profetas e os apóstolos. Ele também nos chama e envia. O chamado é dom gratuito do Senhor, que não depende de critérios humanos, como os méritos pessoais. Necessita, porém, da resposta pessoal alicerçada na fé e a disponibilidade em caminhar e servir.

Amós era um humilde vaqueiro e agricultor escolhido e enviado por Deus para profetizar numa época em que o povo se encontrava dividido em dois reinos em conflito. Ele, que era do Sul, foi enviado a profetizar no reino do Norte, onde estava localizado o santuário de Betel. Ali, o profeta Amós denunciou corajosamente a idolatria, o culto distante de Deus e as injustiças sociais. Por isso, foi rejeitado por Amasias, sacerdote no santuário de Betel. ( Am 7,12 s)


O chamado e o envio dos apóstolos acontecem por iniciativa de Jesus Cristo.  Deus chama, envia e sustenta na missão. Contudo, é muito importante assumir juntos a missão, convivendo fraternalmente e trabalhando unidos. Eles são enviados “dois a dois” (Mc 6, 7). No mandato missionário, Jesus envia os discípulos dizendo “Ide”. Os discípulos missionários de Jesus Cristo são sempre discípulos em comunhão, conforme enfatizou a Conferência de Aparecida. Os apóstolos são enviados para pregar a conversão (Mc 6,12), que exige a acolhida da Boa Nova de Jesus, com a mudança radical de mentalidade e de atitudes. Eles prolongam a missão de Jesus de libertar e curar (Mc 6,13), realizando sinais que manifestam a chegada do Reino. Para tanto, devem viver na simplicidade, despojando-se dos bens materiais.

Somos todos chamados à santidade! Na Carta aos Efésios, encontramos um belo hino de louvor, difundido entre as primeiras comunidades cristãs, entoado pelo grande missionário que foi São Paulo. Ele assim destaca a vocação universal à santidade: “Em Cristo, Ele nos escolheu para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor” (Ef 1,4). A santidade é dom de Deus e somente pode ser vivida pela sua graça. É Jesus quem nos santifica; por Ele, somos libertados e perdoados (1,7).           

A vivência e o testemunho da fé em Cristo não se restringem à participação dentro da Igreja. Devem ocorrer na vida cotidiana, nos diversos ambientes e campos da vida social.  É necessário contribuir para a construção do mundo novo querido por Deus, no qual “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”, conforme rezamos com o salmo responsorial (Sl 85,11).'

       A PALAVRA DO PASTOR
  CHAMADOS E ENVIADOS EM MISSÃO 
             Dom Sergio da Rocha
           Arcebispo de Brasília – DF.

          
             Em, 12 de julho de 2015
                Ana Miranda Bessa

 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário