10.7.15

AS PERSEGUIÇÕES FAZEM PARTE DA MISSÃO DOS DISCÍPULOS- MATEUS 10,16-23 - REFLEXÃO DIÁRIA



Cuidei de minhas duas sobrinhas  quando eu estava com dez/doze anos de idade e minha irmã teve mais quatro filhos: eu e mamãe, estávamos com ela ajudando-nos  mutuamente...

Fiquei adulta, casei-me e tivemos uma filha, quando então, fui mãe. Como é diferente... Não dá para comparar o sentimento de uma tia que ajudou cuidar de seus sobrinhos, com o sentimento experimentado de ser mãe...

Ser mãe é ter um sentimento que mexe com todo o nosso ser e só mesmo quem é mãe, pode compreender tal sentimento, que é Divino e penso que o pai responsável, deve ter sentimento semelhante...

Penso em Nosso Deus e Pai que nos criou à sua imagem e semelhança, que com certeza, este sentimento deve ser bem mais forte e profundo, porque viemos Dele!

Como Deus é bom, Ele disse pela boca do profeta Isaías que ‘a mãe será capaz de se esquecer, ou deixar de amar algum dos filhos que gerou? E se existir, acaso tal mulher, Deus se lembrará de nós em seu amor.’ Is 49,15. (Não sei se descobriste – D.Carlos A Navarro)

Tanto amor, tanta ternura, só pode vir da Fonte que nos gerou e nos amou primeiro – 1 Jo 4,10.19:  Nosso Deus e Pai , e Jesus, seu Filho Unigênito, é  o herdeiro deste amor paterno que selado Nele, pela ação do Espírito Santo - Amor que procede do Pai – irradia,  tão grande amor a todos nós!

Assim portanto, o Amor do Pai é tal qual o Amor do Filho, pelo cuidado que Jesus  tem para com seus discípulos e Jesus continua instruindo-os:
 ‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.'
                

'Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.' Mt 10,16-20

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ Jesus não revela plenamente o Espírito Santo enquanto Ele mesmo não tiver sido glorificado por sua Morte e Ressurreição. Contudo, sugere-o pouco a pouco, mesmo nos seus ensinamentos às multidões, quando revela que sua Carne será alimento para a vida do mundo – Jo 6,27.51.62-63. Sugere-o também a Nicodemos – Jo 3,5-8, à Samaritana  - Jo 4,10.14.23-24 e aos que participam da festa dos Tabernáculos Jo 7,37-39.

A seus discípulos, fala dele abertamente a propósito da oração – Lc 11,13 e do testemunho que deverão dar Mt 10,19-20.’ CIC 728


Jesus é ‘sinal de contradição’ – Lc 2,34 que, embora não queira discórdias, as provoca necessariamente em virtude da escolha que exige. Assim, diz-nos Ele:
'O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.'

'Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.’ Mt 10,21-23

Diz-nos os Teólogos que ‘O acontecimento aqui anunciado refere-se, não ao mundo em geral, mas a Israel em particular; realizou-se quando Deus veio “visitar” o seu povo, que se tornara infiel, e pôs fim ao regime da antiga aliança, pela ruína de Jerusalém e do seu Templo, em 70 d.C – Mt 24,1 s . Rodapé Bíblia

Pai Santo, Pai amado, abençoa-nos com a vossa Luz e Graça!  Nós queremos ó Pai, perseverar em Vós!
Pai , em nome de Jesus, ajuda-nos a compreender esse  o mistério que nos envolve!

Caminha conosco Senhor!  Sabemos que os perigos  e as perseguições atualmente, não  são e não serão somente físicas, mas também verbais e de comportamentos sutis, insultuosos, a  nos rondar  onde quer que nós estejamos... E os vemos  acontecer em pleno século XXI !

Senhor  Nosso Deus e Pai, tenha os vossos olhos voltados sobre cada um de nós pois vosso Amor é muito mais forte que o amor de mãe que dá a vida – se necessário for – para salvar seu filho, sua filha, e  Jesus  A deu livremente, para salvar a mim e a você, que medita comigo esta Palavra de Salvação.

Graças Pai Santo; graças meu Jesus, meu Senhor e Meu Deus; graças Santo Espírito de Deus!
 Rogai por nós Maria, Santa Mãe de Deus , para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

          Brasília-DF., 10 de julho de 2015
                Ana Miranda Bessa
     



Nenhum comentário:

Postar um comentário