27.7.15

O GRÃO DE MOSTARDA. O FERMENTO - MATEUS 13,31-35 - REFLEXÃO DIÁRIA




Caminhamos no calçadão do nosso bairro, feito  no canteiro central entre duas pistas ;mão e contra mão. Em volta temos além do lago norte, muitas plantas de cerrado e em alguns terrenos, pequenas matas ciliares...

Tenho acompanhado a exuberância de variadas flores no período tanto da seca como da chuva que fascinam meus olhos e tenho muitas fotos pertinentes, e o  que me toca  muito é sentir a graça de Deus em tão pequeninas flores, miniaturas coloridas belíssimas e ricas de detalhes que só mesmo um Deus e Pai pode oferecer aos seus filhos amados ...

Ali, as sementes brotam, nascem pela força de Deus que já está  nelas para tornar o nosso dia-dia, mais belo ainda e penso: se o que vejo é tão maravilhoso, o céu, com certeza, o será mil vezes mais...

Jesus caminhava muito... e como um bom apreciador da natureza - porque feita pelas mãos do Pai -, tirava exemplos de vida através de parábolas, exemplificando o desenvolvimento das espécies vegetais e animais, comparando-as com o crescimento e desenvolvimento do Reino dos Céus, e hoje, o grão de mostarda e o fermento:


'Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”.  Mt 13,31-32

Os pássaros  que f azem os seus ninhos, para mim, são  como os casais que constroem suas casas para constituir suas famílias, porque Jesus ama a humanidade e quer vê-la junta, harmoniosamente, como  Jesus disse sobre Jerusalém: ‘Jerusalém, Jerusalém,..., quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha recolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas...’ Mt 23,37. Como Deus é bom!

Jesus contou-lhes ainda outra parábola:' “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.

'Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’. Mt 13,33-35

Tudo é dom de Deus. A semente se transforma  em uma grande árvore que produz a  semente nova...
 O fermento faz crescer a farinha que misturado à massa,  se transforma em pão, alimento divino, universal, consumido pelas pessoas e Pão Vivo descido do Céu.

O Reino dos Céus, nos é exemplificado por Jesus com simplicidade...

Nesta vida, a efemeridade das coisas como honra, poder,   esplendor, não são nossos, são de Deus. É preciso entender que nosso Deus e Pai Poderoso e Grandioso é simples... E  quando nos fazemos pequenos, simples e humildes, e é a humildade que deve prevalecer em nossos corações , é  que reconheceremos que tudo  procede, tudo  provem de Deus e não somos nada sem Ele!

Pai Santo, Pai Amado e Misericordioso, faze-nos ver e perceber, ouvir e entender que tudo é vosso e  que nada somos, sem a vossa graça e o vosso amor.

Pai Santo, queremos ser a semente boa e solo fértil... Queremos dar frutos  bons, belos e saborosos, que alimentem ... Queremos ser  sombra como a de uma grande árvore, que acolhe e aconchega,  os nossos irmãos que sofrem!

Pai Amado, ‘Infunde em nós  toda sabedoria e prudência , dando-nos a conhecer o mistério da vossa vontade’.
 Ef 1,8. Mãe Maria, caminhe conosco e ensina-nos a compreender, seguir, vivenciar o doce mistério do Reino dos Céus. Amém!

Brasília-DF. 27 de julho de 2015
     Ana Miranda Bessa

                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário