1.7.15

OS POSSESSOS DE GADARA - MATEUS 8,28-34 - REFLEXÃO DIÁRIA




Imagine-se numa situação de dificuldade financeira e uma pessoa que conhece a sua situação, vem em seu socorro: você se sentiria humilhado/a? Qual seria a sua reação?
A minha seria de gratidão pela ajuda providencial, porque sei que o Senhor nos envia Anjos para nos ajudar e a Bíblia traz relatos testemunhais contundentes  de pessoas que assim foram beneficiadas.

Pois bem, causou-me um desconforto, quando li um artigo dizendo que a pessoa ajudada, como se não gostasse de ser ajudada, se sentiria humilhada...

Cada pessoa, é uma pessoa...
No Evangelho de hoje, Jesus é convidado a se retirar da região, porque os porcos eram mais importantes que os dois homens libertos das amarras de satanás. Jesus devolveu àqueles homens a sua dignidade de filhos amados de Deus, porque feitos à Sua imagem e semelhança...

Vejamos esta narrativa de Mateus:


Naquele tempo, quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.

Ora, a certa distância deles, estava pastando uma grande manada de porcos. Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.’ Mt 8,28-34

Jesus tem poder sobre as forças demoníacas e ‘enquanto esperam o dia do julgamento – dizem os Teólogos -, os demônios gozam de certa liberdade para exercerem suas sevícias na terra – Ap 9,5, o que eles fazem de preferência possuindo seres humanos – Mt 12,43-45 ss.’

‘Frequentemente essa possessão vem acompanhada de doença que, como resultado do pecado Mt 9,2 ss, é outra  manifestação da ação de satanás – Lc 13,16. Assim, os exorcismos do evangelho que, em alguns casos, como aqui, se apresentam no estado puro – Mt 15,21-28; Mc 1,23-28; Lc 8,2, apresentam-se, muitas vezes, sob a forma de cura – Mt 9,32-34:12,22-24; 14-18;Lc 13,10.17’

‘Por seu poder sobre os demônios, Jesus destrói o império de satanás  - Mt 12,28; Lc 10,17-19; Lc 4,6: Jo 12,31 ss e inaugura o reino messiânico, do qual o Espírito Santo é a promessa distintiva – Is 11,2 ss; Jl 3,1ss.’

‘Se os homens se recusam a entende-lo – Mt 12,23-32, os demônios o conhecem bem, como aqui e ainda em Mc 1.24; 3,11; Lc 4,41; At 16,17; 19,15.’

‘Jesus comunica esse poder de exorcismo aos seus discípulos juntamente com o poder de cura miraculosa – Mt 10,1.8, que se prende àquele Mt 8,3ss; 4,24; 8,16; Lc 13,32.’

Quanto aos porcos, ‘para o auditório judaico-cristão, tal relato possuía um aspecto humorístico e outro aspecto pragmático utilitário, como a eliminação de ratos ou de percevejos.’ Rodapé Bíblia

Senhor Jesus Cristo, abri os nossos olhos para vermos em cada situação ou  circunstância de nossas vidas a vossa ação atuante, generosa, fecunda e libertadora, porque sabemos e acreditamos que ‘tudo concorre para o bem daqueles que vos amam’ e nós vos amamos Senhor Nosso Deus! Nós vos amamos com todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento’ – Mt 22,34 ss ! Amém!


Fica conosco, Senhor Jesus, pois ‘nós cremos e reconhecemos que és o Santo de Deus’!  Jo 6,67, e queremos caminhar e ficar sempre convosco Senhor, como Maria,  vossa Mãe  e nossa! Santa Maria, Mãe de Deus,  rogai por nós!

        Brasília-DF., 1º de julho de 2015

                 Ana Miranda Bessa

                     

Um comentário: