17.7.15

ARRANCANDO ESPIGAS NO SÁBADO - MATEUS 12,1-8 - REFLEXÃO DIÁRIA




Muitas vezes trazemos dentro de nós conceitos arraigados com relação a fatos e pessoas, porque assim aprendemos e dependendo das circunstâncias favoráveis a nós, ou não, podemos agir de forma diferenciada...

Os fariseus – regra geral - assim procediam e Jesus que conhece os corações sabia que em determinadas ocasiões eles não agiam como aparentavam ser e em certa discussão sobre as Tradições, Jesus os chama de “Hipócritas!” –
 Mt 15,7


'Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 
Mt 12, 1-2

‘ Os discípulos não são censurados por colherem  espigas ao passarem por um campo alheio – Dt 23,26 o permitia -, mas por fazê-lo em dia de sábado. Os casuístas viam nisso um “trabalho” proibido pela lei – Ex 34,21.’ Rodapé Bíblia

Jesus então  respondeu aos fariseus: :’ “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?’
                                 

’Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.                                                                   Mt 12,3-8

Diz-nos a Igreja do Senhor que ‘ O Evangelho relata numerosos incidentes em que Jesus é acusado de violar a lei do sábado. Mas Jesus nunca profana a santidade desse dia  - Mc 1,21;Jo 9,16. Dá-nos com autoridade a sua autêntica interpretação: “ O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” – Mc 2,27. Movido por compaixão, Cristo se permite no “dia de sábado fazer  o bem de preferência ao mal, salvar uma vida de preferência a matar – Mc 3,3. O sábado é o dia do Senhor das misericórdias  da honra de Deus – Mt 12,5; Jo 7,23. O Filho do Homem é senhor até do sábado” –
Mc 2,28’. CIC 2173

Mais uma vez Jesus nos mostra que Amar a Deus acima de todas as coisas, é amar o próximo também em todas as circunstâncias: porque o mais importante, é o Amor, a Misericórdia, o Perdão, que nos levam a praticar a Caridade e sermos solidários e fraternos com os irmãos, como Jesus nos ensinou...

O coração enfurecido do faraó provocou a ira de Deus! – Ex 11,10-12,14.  O coração obscurantista dos fariseus, fez com estes, não percebessem a graça de Deus: Jesus Cristo, o Messias  esperado, no meio  deles! – Mt 27,54

Jesus amado, Jesus querido ajuda-nos a que vos honremos com os nossos lábios e que os nossos corações estejam centrados em vós e pulsem ao ritmo do vosso coração misericordioso! Amém!

Que Maria, vossa Mãe Jesus e nossa, nos ajude a sermos dóceis e coerentes em atos e palavras, para que possamos vos testemunhar ao mundo, Senhor Jesus!

         Brasília-DF., 17 de julho de 2015

                 Ana Miranda Bessa


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário